Durante dois meses, 15 projectos participaram num programa de aceleração de startups dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém. Workshops de capacitação, consultoria especializada e visitas a empresas e centros tecnológicos inovadores fizeram parte do programa, que terminou na passada sexta-feira. Um novo Programa de Aceleração de Startups vai arrancar no início de 2017, em Torres Novas, para apoiar os empreendedores do Médio Tejo.

Já é antiga a história de apoio ao empreendedorismo da NERSANT, que tem vindo a melhorar cada vez mais as suas ferramentas de apoio aos empreendedores da região do Ribatejo. No início de Outubro, a NERSANT deu início ao 1.º Programa de Aceleração de Startups, na Startup Santarém, e que terminou na passada sexta-feira.

Esta nova forma de apoiar projectos empreendedores que a NERSANT começou a implementar com este 1.º Programa, compreende a realização de workshops de capacitação de empreendedores e mentoria e consultoria especializada e dedicada. É assim, um programa inovador e condensado no tempo que, em apenas 8 semanas, procura apoiar os empreendedores na aceleração dos seus projetos e no encontro de financiamento, visando uma mais rápida operacionalização, entrada e consolidação do projecto empresarial no mercado.

Assim, semanalmente, os 15 projectos que integraram o programa (21 empreendedores), participaram em workshops de capacitação sobre temas diversificados e tiveram consultoria personalizada ao desenvolvimento do projecto por consultores e mentores com experiência reconhecida, tendo todo o processo sido desenvolvido numa plataforma web criada para o efeito. No âmbito deste programa, não foram esquecidos os bons exemplos ao nível da inovação, tendo sido promovidas visitas a diversas empresas e centros tecnológicos da região onde a inovação é de facto o core-business. Foi o caso da Renova, do Tagusvalley, da Fravizel, do CTIC, da Silvex, do CENIT – Softinsa e da Mendes Gonçalves.

A componente de financiamento está também prevista no programa, uma vez que após o final do mesmo os empreendedores participantes poderão apresentar os seus projectos a um painel de investidores, como os Business Angels e Fundos de Capital de Risco.

Neste momento, a NERSANT está a organizar a realização do 2.º Programa de Aceleração de Startups, que deverá acontecer na região do Médio Tejo, especificamente em Torres Novas, no início de 2017. Para mais informações, os interessados devem estar atentos ao portal Sítio do Empreendedor em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/.

Download PDF