_DSC0131

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) realizou hoje uma reunião plenária no Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) onde debateu, entre outros assuntos, o Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos.

O programa destina-se a incentivar actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), reforçar a oferta de formações especializadas de curta duração e estimular uma rede de Cidades e Regiões com Conhecimento, entre outros aspectos.

Segundo Nuno Mangas, presidente do CCISP, foram enviadas 148 candidaturas a este projecto de modernização, cujos resultados não são ainda conhecidos.

À margem deste encontro, o também presidente do Politécnico de Leiria anunciou que o CCISP está a trabalhar na abertura de uma segunda fase de candidaturas a este processo, lançado pelo Governo em Fevereiro de 2016.

O Ministério considera o ensino superior politécnico “um elemento fundamental da rede de ciência, tecnologia e ensino superior, com um efeito positivo no desenvolvimento regional e local pelo dinamismo económico, cultural e social que promovem” e, nesse sentido, referiu Nuno Mangas, é essencial que este Programa de Modernização e Valorização dos Institutos se possa desenvolver e abranger mais instituições.

* Notícia desenvolvida na edição impressa de 9 de Junho