De 19 a 25 de Fevereiro a Escola de Hotelaria de Fátima acolheu quase 30 alunos e professores, vindos da Itália, Polónia, Roménia e Turquia para participarem numa semana de trabalho pedagógico subordinada ao tema da Alimentação Saudável.

Apoiada pelo programa Erasmus +, a parceria Europeia entre Escolas “Cook Healthy – Eat Healthy – Live Healthy” pretende combater a obesidade juvenil e promover estilos de vida saudável.

Após a reunião de planeamento do projecto, de apenas dois dias em Dezembro passado, na Sicília, desta vez coube a Fátima receber as suas congéneres para cinco dias dedicados a actividades em grupo – destacam-se os dois dias nas cozinhas de aplicação, onde, em grupos mistos de nações, confeccionaram diversos pratos saudáveis, contextualizando-os em tabelas nutricionais e calóricas. Após assistirem a workshops sobre softwares livres de edição de textos e imagem, animados por alunos do curso de Informática da EPO, num exemplo de interdisciplinaridade e trabalho colaborativo entre as Escolas da INSIGNARE, realizaram, novamente em grupos que continham participantes de todos os países, um livro de receitas saudáveis, contendo dois pratos principais e duas receitas de cada nação da parceria, ilustradas com fotos da sua confecção. Tiveram o apoio quotidiano dos docentes Bruno Batista, Elisabete Lopes e Paula Gonçalves.

Houve ainda tempo para visitas culturais a Fátima, no final da tarde, nomeadamente ao Museu do Azeite, ao Santuário e ao Museu da Vida de Cristo, sempre guiadas, em Inglês, por alunas do curso de Turismo da EHF, numa aproximação à sua vida profissional futura.

Este encontro teve o seu clímax no jantar de despedida, na sexta feira, onde, de forma inédita, 80 professores e alunos estiveram juntos para uma noite social, com músicas e danças dos vários países envolvidos nesta reunião e na da EPO.

Em maio um docente e seis alunos da EHF irão a Satu Mare, no norte da Roménia, para a próxima reunião.