A NERSANT Associação Empresarial da Região de Santarém, no âmbito da sua estratégia de estímulo ao empreendedorismo junto das escolas, tem vindo a dinamizar junto dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo, projectos de apoio ao empreendedorismo que direccionam a aprendizagem para esta temática.

O EmpCriança, implementado junto do Ensino Básico, tem vindo a ser trabalhado junto dos alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade, permitindo-lhes absorver conhecimentos relacionados coma a actividade empresarial. Para alunos um pouco mais velhos, no 2.º e 3.º Ciclos, a NERSANT dinamiza o Empreender Jovem, projecto com a mesma estratégia de fomento do empreendedorismo.

Com o final do ano lectivo, foi hora de a NERSANT finalizar os seus programas de incentivo ao empreendedorismo na escola, pelo que decorreram na região as sessões finais destes projectos. Este ano, quer os alunos do EmpCriança, quer os alunos do Empreender Jovem, participaram em peddy papers pedagógicos, onde tiveram de atestar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano para ter acesso ao seu diploma de participação.

No Médio Tejo, a actividade decorreu em Abrantes, junto ao Tecnólogo do Vale do Tejo, e em Santarém, nas imediações da Startup Santarém / Antiga Escola Prática de Cavalaria, para os alunos da Lezíria.

Participaram nas actividades a Escola Básica de Mação, a Escola Básica Maria Lucília Moita, o Centro Escolar de Santa Margarida, o Centro Escolar da Meia Via, a Escola Básica 1 de Alcanena, as Escolas Básicas 1, 2 e 3 do Cartaxo e o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, de Rio Maior, num total de mais de 300 alunos envolvidos.

De referir que tanto o EmpCriança como o Empreender Jovem tem como objectivo sensibilizar os alunos para a importância da actividade empresarial, tendo os alunos como missão ao longo de cada ano lectivo, pensar uma ideia empresarial e construir um plano de negócios para a mesma.