alunos gestão no global challengeAlguns dos alunos da Escola de Gestão que participam na edição 2015 do Global Management Challenge

Trinta e três alunos da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS) participam no Global Management Challenge (GMC), considerada a maior competição internacional de Estratégia e Gestão do mundo.

O Global Management Challenge consiste numa simulação empresarial que decorre online em que, cada equipa, gere uma empresa com o objectivo de obter a mais alta cotação das suas acções na bolsa de valores. Actualmente, o GMC está presente em mais de 30 países, nos cinco continentes.

Os participantes na simulação estão integrados em equipas. Em cada equipa, os alunos assumem a gestão virtual de uma empresa durante cinco semanas. Semanalmente, os alunos tomam diversas decisões relacionadas com as quatro principais áreas funcionais de uma empresa: marketing, gestão de operações, finanças e recursos humanos. As equipas competem entre si, dentro de grupos com o máximo de oito equipas. A equipa que conseguir melhores resultados financeiros e a maior cotação da ação vence a competição.

Nesta edição da competição os 33 alunos, integrados em nove equipas, estão a participar com o apoio do próprio Instituto Politécnico de Santarém (Equipas: ESGT SANTARÉM/WAC e ESGT SANTARÉM/MAC), da empresa Tagusgás (Equipas: TAGUSGÁS/CAPITALNOW, TAGUSGÁS/FIA, TAGUSGÁS/MASTER CREW), e das empresas Staples (Equipa STAPLES/GESCONT), Essilor (Equipa ESSILOR/WOMANAGER), Tap (Equipa TAP 70-RAJAL) e Arithmós (Equipa ESGTS_ARITHMÓS). Os alunos participantes frequentam as Licenciaturas em Gestão de Empresas e em Contabilidade e Fiscalidade da referida escola.

Esta competição permite “aos alunos aplicarem, num ambiente virtual, os conhecimentos que adquiriram ao longo da sua licenciatura em diversas unidades curriculares. É uma forma excelente de desenvolverem competências não só atinentes às áreas do marketing, produção e finanças, bem como as designadas softskills (por exemplo: gestão de conflitos e gestão do tempo, liderança, comunicação, trabalho em equipa)”, afirma a Professora Susana Leal, responsável pela Unidade Curricular de Estratégia Aplicada em Simulador, onde se utiliza um simulador de gestão semelhante ao do GMC.

Os alunos da Escola de Gestão têm participado activamente nesta competição. Desde 2008 até à actualidade já participaram no evento 89 equipas, envolvendo cerca de quatro centenas de alunos. Tal entusiasmo deve-se ao reconhecimento, pelos alunos, de que desta forma podem desenvolver competências que o mercado de trabalho valoriza.

Mais informações sobre o GMC em http://www.sdg.pt/public_html/01_gmc_pt/index.html.

*Texto publicado em edição impressa a 19 de Junho