Entre os dias 2 e 10 de Setembro realiza-e a 35ª edição da Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, repleta de novidades.

A grande festa deste concelho regressa para mais uma grande edição, com algumas novidades, nomeadamente no que diz respeito ao layout do espaço, quer no exterior, quer interior dos pavilhões, que sofreram alterações e receberão no seu interior novas actividades.

As alterações decorrem da vontade de continuar a inovar, modernizar e melhorar o espaço, quer para expositores, quer para quem nos visita. Para além do já existente pavilhão automóvel, que regressou em 2016 ao certame, este ano teremos um pavilhão dedicado ao vinho, com representação de várias casas agrícolas da região, e dos melhores vinhos do nosso Ribatejo.

No pavilhão do vinho e da agricultura é possível fazer provas, assim como comprar, visto existir, este ano um espaço para esse efeito, dinamizado pelo município em estreita colaboração com as adegas e casas agrícolas.

Este pavilhão será também uma mostra dos melhores produtos locais, não só vinhos, como também os produtos agrícolas de excelente qualidade.

Também haverá espaços de petiscos, que se enquadram na perfeição neste quadro de venda e exposição de vinhos, enchidos e queijos.

E porque a doçaria faz parte da história deste concelho e nela continuamos a apostar e a valorizar como produto de grande potencial turístico, na vertente da gastronomia, concretizámos um espaço dedicado as estas iguarias, promovendo e valorizando assim estes produtos, mostrando a quem nos visita a riqueza da nossa doçaria.

Ainda como forma de valorização dos produtos locais iremos ter um espaço de showcooking, dinamizado e pensado pelo Intermarché de Alpiarça que no dia 2 de Setembro, pelas 21h contará com a presença de uma cara conhecida, a Tia Cátia, presente todos os dias no canal 24Kitchen, que utilizará na base das suas receitas os produtos de Alpiarça, mostrando mil e uma formas de os aproveitar e valorizar.

Com o foco na valorização e divulgação dos nossos produtos turísticos, com um reforço no polo de atracção principal que é a Casa dos Patudos teremos neste certame uma animação permanente que levará aos visitantes do certame um pouco da história deste concelho, aguçando a vontade de descobrir este concelho.

Para além destas alterações de maior impacto este ano haverá um novo pavilhão aberto ao publico, onde se concentrarão as diversas actividades económicas do concelho e região, que utilizam este espaço e o certame para promoverem os seus negócios, procurando novos clientes.

A exposição agrícola estará presente certame, ocupando um espaço central, juntamente com as estufas de um dos grandes produtores de flores do concelho, a ADORAFLOR.

Em relação à animação persistiu a preocupação de construir um programa para todos, com uma oferta que agrade a crianças, jovens e população mais idosa. Assim destacam-se os espectáculos com Paulo Gonzo, que fará a abertura do certame, as já tradicionais noites de fados e de revista à portuguesa, os ÁTOA, os Quinta do Bill e Diogo Piçarra, que fará o encerramento do certame. O espectáculo para os mais pequenos será na segunda feira, dia 4 de Setembro, com o espectáculo intitulado “O meu primeiro concerto”, que trará aos mais novos musicas do panda, caricas, agir, etc.

O habitual folclore marcará presença, através do grupo ALBANDEIO no dia 3 de Setembro com uma mostra pelo recinto da feira, assim como o encontro de ranchos na noite do dia 9 de Setembro, promovido pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça.

Mais uma vez a aposta no cartaz da ALPIAGRA e de todas as alterações no espaço foram possíveis graças ao apoio dos patrocínios que contribuíram, grandemente para a melhoria deste certame.

Á semelhança das edições anteriores não faltarão as habituais provas desportivas, desde pesca, torneio regional de petanca, passeios de cicloturismo,vespas e carros antigos, BTT e muito mais.

alpiagra 2