A 5ª edição do Duatlo Cidade de Rio Maior realizou-se no passado sábado, dia 3 de Fevereiro, com provas do Campeonato Nacional de Clubes, Campeonato Nacional Universitário e Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores.

Depois do sucesso das edições anteriores, o Duatlo regressou novamente à Cidade do Desporto, desta vez com mais de 300 atletas inscritos, com muito público ao longo das ruas da cidade e muitos apoiantes e familiares de atletas que se deslocaram a Rio Maior, vindos de todo o país.

A competição decorreu durante a tarde, a partir das 15h30, percorrendo algumas das ruas centrais da cidade, estrada das Marinhas do Sal e Caniceira. A meta de partida ficou situada na Av. Mário Soares, junto à Central Rodoviária. A transição ficou junto ao Pavilhão Multiusos e a chegada aconteceu em frente ao Centro de Estágios. Este foi o mesmo circuito da edição de 2017, o melhor para os atletas e para toda a logística da organização e segurança.

Madalena Almeida, do Alhandra Sporting Clube, venceu a prova feminina com 5 segundos de vantagem em relação a Mariana Vargem, do Ludens Clube de Machico. A completar o pódio feminino ficou Inês Rico, do Alhandra Sporting Clube. Do Rio Maior Triatlo, a Ana Filipa Santos foi 5ª classificada. Na competição masculina, os dois primeiros lugares foram para a equipa do Estoril Praia: João Ferreira subiu ao pódio em primeiro lugar, enquanto que na segunda posição ficou Rafael Domingos, com Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas a fechar o pódio. Alexandre Ribeiro do Rio Maior Triatlo foi 5º classificado.

Em femininos, o Alhandra Sporting Clube foi o grande vencedor desta competição por equipas, ficando em segundo lugar a equipa Outsystems Olímpico de Oeiras e em terceiro a equipa do  Rio Maior Triatlo. As três equipas masculinas que venceram esta 5ª edição do Duatlo de Rio Maior foram, em primeiro lugar, o Clube de Natação Torres Novas, em segundo o Alhandra Sporting Clube e a fechar o pódio o Outsystem Olímpico de Oeiras.

Esta foi uma organização da Desmor EM, SA e Câmara Municipal de Rio Maior, contando com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, o apoio da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e da FADU – Federação Académica do Desporto Universitário.