DSC_7966

De 10 a 18 de Junho de 2017, o Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai ser palco da 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo (FNA/FR), cuja temática vai incidir nos “Cereais de Portugal”.

O programa da FNA/FR deste ano foi apresentado hoje em conferência de imprensa, onde Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) e do CNEMA frisou que “a função da Feira é espelhar para o País o que é a agricultura” na actualidade: um sector dinâmico e com relevância económica.

“Temos de comunicar o sector, em termos daquilo que ele representa para Portugal numa perspectiva de positivismo e de valorização”, declarou o responsável que foi eleito a 19 de Abril para presidir à estrutura que representa os agricultores nacionais.

DSC_7970

Luís Mira, vice-presidente da CAP e do CNEMA, afirmou que o certame será uma “oportunidade ideal para o lançamento e divulgação de novos produtos, para a promoção de novos serviços e ainda para a partilha de conhecimentos” no sector.

A mostra nacional do mundo rural conta, como já é tradição, com empresas do sector agro-alimentar e agro-pecuário, bem como maquinaria agrícola. O programa inclui também seminários que juntam os profissionais destas áreas de negócio em torno das temáticas mais importantes para a sua actividade.

“Em 2017, vamos continuar a apostar no conforto dos visitantes e expositores e colocar mais ‘zonas de sombreamento’ no exterior para comodidade de todos aqueles que as frequentam”, afirmou o responsável.

DSC_7978

Para além disso, estará pronto um novo parque de estacionamento com capacidade para 1200 viaturas destinada aos expositores.

A feira contempla ainda as habituais áreas de referência ao mundo rural e agrícola, com especial destaque para a zona de maquinaria agrícola, a mostra de agro-pecuária, artesanato e gastronomia, o mundo do espectáculo e da promoção dos valores tradicionais, com as típicas largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, música popular e tradicional.

O Salão Prazer de Provar, iniciativa que conta com os melhores produtos agro-alimentares, volta a destacar acções dirigidas a produtores, consumidores e profissionais com relevo para a área dedicada aos vencedores dos Concursos Nacionais de produtos portugueses.

Com uma ampla participação dos agentes do sector, os seminários e colóquios que decorrem nos dias úteis constituirão um importante polo de debate e discussão dos principais temas agrícolas.

Paralelamente, decorrerá a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant, e a Lusoflora de Verão – Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal, organizada pela APPPFN.

Em 2016 a FNA/FR reuniu cerca de 200 mil visitantes e 40 mil profissionais, prevendo-se que este número seja ultrapassado na edição deste ano.