No sábado, dia 21 de Outubro, pelas 21h30 sobe ao palco do Teatro Virgínia a peça “A Noite da Dona Luciana”, pela companhia Teatro do Eléctrico. O espectáculo, com encenação Ricardo Neves-Neves e com a participação de Custódia Gallego no elenco, é uma comédia irreverente e florida, ao estilo de Copi.

A peça dilui as fronteiras entre a imaginação e os estereótipos vinculados pelo inconsciente colectivo, ao estabelecer uma ácida caricatura humorística que vai desde a realidade quotidiana aos confins do absurdo e da extravagância. As situações criadas tanto se inscrevem no cliché e na situação comum, como se dissolvem num universo fantasioso. Num teatro acontece um ensaio tardio, onde estão presentes o encenador, a actriz e o técnico. O ensaio é interrompido por uma velha stripper transsexual, que se envolve num confronto com a Companhia, lançando o espectador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro.

O espectáculo teve duas nomeações para os Prémios da Sociedade Portuguesa de Autores: Melhor Espectáculo do Ano e Melhor Actriz do Ano (Rita Cruz)

COPI (1939-1987) Escritor, romancista, cartoonista e dramaturgo argentino, radicado em Paris onde trabalhou com o Grupo Pânico, levando a cena autores como Jodorowsky e Arrabal. Foi cartoonista em jornais e revistas como Le Nouvel, Observateur ou La Hipotenusa. Activista do movimento de libertação LGBT, transporta para a sua obra um olhar inquieto, desconcertante, comovente e simultaneamente carnavalesco e festivo sobre as relações humanas.

Os bilhetes têm o custo de 7,5€ (sendo aplicáveis descontos) e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia ou em www.bol.pt.