Pelo quinto ano consecutivo, a ANPC promove o exercício “a Terra Treme”, que tem a duração de um minuto e consiste na realização dos três gestos de protecção em caso de sismo – baixar, proteger e aguardar.

A “Terra Treme” é um exercício público que visa sensibilizar e capacitar cada um de nós para saber o que fazer em caso de sismo. O exercício é inspirado numa iniciativa análoga norte-americana – o ShakeOut.

A Terra Treme tem a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes, individual ou colectivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas e privadas) executam os três gestos de autoprotecção: baixar – proteger – aguardar.

“Este exercício é um acto de cidadania. Reclama o nosso empenhamento, pois cidadãos mais bem informados e empenhados na sua própria protecção e segurança contribuem para uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar o risco sísmico”, refere a ANPC em comunicado.

Neste dia – 13 de Outubro – celebra-se também o Dia Internacional de Redução das Catástrofes, que este ano tem como tema central “Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement”.