A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos firmou com a Federação de Motociclismo de Portugal (comissão de motocross) a realização de três provas dos campeonatos regional e nacional, na pista de Motocross do Granho, em 2017.

As competições vão ocorrer a 30 de Abril de 2017 com o Campeonato Nacional Mx Elite, Mx1, Mx2, júnior e iniciados, a 18 de Junho com uma prova do Campeonato Regional Sintra Mx e, previsivelmente, no mês de Outubro, em data a definir, uma outra prova do campeonato regional e/ou a Final das Regiões, que reúne os melhores dos melhores da competição no nosso País.

A autarquia assinou, entretanto, um protocolo com ao grupo Motard MotoPampas, do Granho, a quem está cedida a pista, para a realização de trabalhos de drenagem, alargamento de saltos e melhoria do traçado que permitam a organização destas provas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos Hélder Manuel Esménio, esta aposta é plenamente justificada quer pelo histórico que o concelho tem na modalidade, quer pelos vários praticantes que ainda hoje obtêm importantes resultados a nível nacional e internacional.

A Comissão de Motocross desafiou ainda a autarquia a ser parceira na realização de provas do campeonato nacional de Supercross, sendo que a pista que melhor responderia a esta modalidade seria a da Lagoínha, em Glória do Ribatejo, que carece, contudo, de um avultado investimento para poder garantir com qualidade a realização desta competição.

A este propósito Hélder Esménio considera que “vamos primeiro ver como correm estas provas de motocross ao nível de adesão de pilotos e de público para depois percebermos se avançamos (ou não) para o Supercross”.

“Esta é uma decisão que deve ser tomada depois das eleições do próximo ano em articulação com os órgãos autárquicos da freguesia, uma vez que o terreno onde está instalada a Pista da Lagoínha é propriedade da Junta de Freguesia”, acrescentou.

Algumas associações ligadas aos desportos motorizados no concelho já haviam realizado provas de Motocross em vários traçados definidos no concelho com o apoio de equipamentos municipais, mas esta parceria da autarquia com a Comissão de Motocross abre portas a actividades mais regulares e aposta em centralizar o motocross no Granho, viabilizando assim investimentos mais vultuosos na preparação daquela pista.

O município de Salvaterra de Magos é conhecido pela tradição no desporto motorizado, neste caso o Motocross, através dos pilotos César Peixe, um dos grandes dominadores do panorama nacional da modalidade nos anos 80 e 90, tendo somado vários títulos de campeão, e pelo filho Sandro Peixe, também campeão nacional com títulos renovados e a quem o Presidente agradeceu na última reunião de Câmara pública a ajuda técnica dada na preparação da pista do Granho.