O Agrocluster Ribatejo assinou em Varsóvia, na Polónia, na mostra de produtos portugueses que realizou naquela cidade, um protocolo de colaboração com a Câmara de Comércio Polónia-Portugal, com o objectivo de melhorar a visibilidade dos produtos agroalimentares portugueses no mercado polaco.

O protocolo, realizado no âmbito do projecto AgriExport e assinado pelo Secretário-Geral daquela Câmara de Comércio, Wojciech BaczyÅ„ski, pretende firmar os termos de cooperação entre o Agrocluster e a Câmara de Comércio Polónia-Portugal, nomeadamente na divulgação de actividades realizadas pela organização para a promoção de produtos agroalimentares portugueses e gastronomia portuguesa, incluindo o slogan de divulgação do projecto AgriExport, “Take Portugal with you”, na identificação de acções promocionais no âmbito deste projecto que possam ser desenvolvidas em cooperação para melhorar a presença dos produtos agroalimentares portugueses nos mercados estrangeiros e ainda na identificação de potenciais parceiros para serem integrados na promoção de produtos portugueses.

A assinatura deste protocolo integrou as actividades realizadas no âmbito da mostra à Polónia realizada pelo Agrocluster Ribatejo no dia 14 de Setembro. A mostra promocional realizou-se na capital polaca, Varsóvia, e foi direccionada a compradores, importadores e distribuidores, tendo sido apresentados aos profissionais polacos produtos como azeite, azeitonas, vinhos, vinagres, enchidos, compotas, marmeladas, frutas frescas, sobremesas, molhos, sumos e néctares. Na mostra foram realizadas reuniões B2B com os compradores participantes, de acordo com os interesses comuns de ambos.

Para além da exposição dos produtos e da promoção dos mesmos por parte do Agrocluster junto dos profissionais presentes, realizou-se no evento um cocktail de degustação e networking com os produtos portugueses representados no certame.

A mostra contou com o apoio técnico permanente de um consultor especialista, bem como do Agrocluster Ribatejo, que irá agora dar apoio e continuidade aos contactos estabelecidos durante a mesma.

De referir que a mostra de produtos à Polónia foi realizada no âmbito do projecto AgriExport, promovido pelo Agrocluster e InovCluster, cofinanciado pelo COMPETE2020, através do Programa Portugal 2020 e da União Europeia, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).