Desde o passado sábado que a aldeia do Pereiro, no concelho de Mação, revive de uma forma muito popular as tradições desta quadra natalícia: a fogueira de Natal e a árvore de Natal são iniciativas que teimam em mantar-se pelos anos fora…

A fogueira de Natal foi ateada cerca das 18h00, junto à sede da Associação, no passado dia 1, perante o entusiasmo das gentes da terra.

Em 2016 a fogueira consumiu cerca de doze toneladas de lenha obtida com a ajuda da União de freguesias e dos populares mais dedicados a estas causas.

À volta da fogueira terá lugar o convívio da população da aldeia com lanche oferecido aos populares pela associação da terra, quase todos os dias.

A árvore de Natal foi erguida no centro do Largo do Arraial. Tem oito metros de altura, encimada por uma estrela gigante.

3.500 luzes led multicor dão um brilho invulgar e nunca visto nesta aldeia. Tem ainda a particularidade de ser enfeitada de acordo com as tradições usadas nas ornamentações das ruas da terra, por ocasião da Romaria da Senhora da Saúde, a padroeira da terra, na semana que antecede o último fim-de-semana de Agosto de cada ano.