Mais de quarenta alunos de 13 escolas da região participaram quinta-feira, 27 de Abril, na fase regional da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo do 11º Concurso Nacional de Leitura, que decorreu no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos.

Esta fase regional envolveu escolas dos concelhos de Azambuja, Benavente, Cartaxo, Coruche, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém em provas escritas (de carácter eliminatório) e orais (de apuramento para a Fase Final do Concurso Nacional de Leitura) referentes ao 3º ciclo e ao secundário.

Os três primeiros classificados no 3º ciclo foram:
1º Rafael Raimundo –  Escola Básica Alexandre Herculano, Santarém
2º Hugo Paiva – Escola Secundária de Coruche
3º Rúben Henriques – EB 2, 3 de Marinhais

Os três primeiros classificados no Secundário foram:

1º Mariana Marques – Escola Secundária de Coruche
2º Mariana Peste – Escola Secundária de Salvaterra de Magos
3º Maria Elisa Escola Secundária de Coruche Maria Elisa Parreira

A prova escrita teve a duração de 45 minutos e a prova oral consistiu na declamação de um poema e na resposta a uma questão sobre o conteúdo das obras seleccionadas para o Concurso que foram A Terra do Anjo Azul de António Mota e Quando Hitler roubou o coelho cor de rosa de Judith Kerr para o 3º ciclo; e A Sala Magenta de Mário de Carvalho e O Menino de Cabul de Khaled Hosseini para o ensino secundário.

O júri, composto pela técnica superior da Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, Marta Marques, pelo músico David Antunes e pela escritora Maria João Lopo de Carvalho, avaliou a intensidade, o ritmo, a expressividade, o discurso lógico e a capacidade de análise de síntese na resposta à questão sobre o conteúdo das obras.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos entregou aos três primeiros classificados, de cada nível de ensino, vouchers para Passeios no rio Tejo oferecidos pelos promotores turísticos do concelho Rio-a-dentro e Promartur, um convite para visitar a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos e o livro “Diário do Guigas”, além de outras pequenas ofertas.

Os primeiros classificados do 3º ciclo e do secundário irão agora estar presentes na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, a realizar em junho/ julho, em representação da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo