Francisco CortesAmanhã, sábado, dia 24 de Outubro, tem lugar na Monumental “Celestino Graça” uma corrida de toiros à portuguesa, com a qual se encerrará a temporada de 2015 no tauródromo escalabitano.

Este espectáculo é organizado pela Aplaudir, Lda., empresa concessionária da Praça, e o eventual lucro reverterá a favor da Santa Casa de Misericórdia de Santarém, pelo que se exortam todos os Aficionados generosos e altruístas a apoiarem esta causa, posto que a acção de solidariedade social desempenhada por esta Instituição é notável e, como ninguém ignora, os ventos sopram com muita adversidade, comprometendo sobremaneira a condução de tão imensa embarcação, passe a imagem, que não é completamente destituída de sentido, pois a Misericórdia escalabitana comparada com muitas das suas congéneres no país é um autêntico transatlântico, tantas são as valências sociais que mantém em actividade e tão vasta e qualificada a sua acção.

Compreensivelmente, os encargos de manutenção de uma obra desta grandeza são tão elevados que reclamam a generosidade de todos os que, sendo sensíveis à situação difícil de tantos dos nossos concidadãos, não deixarão de contribuir para que tal desiderato seja alcançado. Esta é, entre tantas outras, uma boa oportunidade para o fazermos.

O cartel é composto pelos cavaleiros Francisco Cortes, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Tomás Pinto, António d’Almeida e Mara Pimenta (praticante), pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Chamusca, capitaneados, respectivamente, por Diogo Sepúlveda e por Pedro Coelho dos Reis, que enfrentarão toiros de Prudêncio, Paulo Caetano, Santa Maria e Fontembro. O espectáculo tem o seu início aprazado para as 16.30 horas.

Dada a instabilidade do tempo, que, entretanto, já fez cancelar alguns espectáculos é caso para esperarmos que o S. Pedro possa dar uma ajudinha a esta tão nobre causa proporcionando um dia ensolarado. Oxalá! Quanto a si, Caro Leitor, não falte e apoie a Misericórdia de Santarém!

*Texto publicado em edição impressa de 23 Outubro