A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) – Santarém levou a cabo, durante este verão, dois projectos para jovens com deficiência mental. Diversão foi a palavra de ordem para as dezenas de jovens da instituição que puderam realizar diversas actividades lúdicas.

O projecto “Nós todos juntos no campo”!, teve lugar na zona da Tocha tendo como protagonistas um grupo de 20 clientes da APPACDM de Santarém, com maiores dificuldades de mobilidade.

Usufruíram de várias actividades de acordo com as suas capacidades, como passeios no espaço interior do parque, visita à cidade e aos pontos de interesse turístico, deslocações à praia, realização de jogos e outras actividades, de acordo com os gostos de cada um, uma vez que no grupo existiam alguns clientes com grandes limitações.

Já o projecto “Praia amigos e diversão”, decorreu no Estoril, na Fundação “O século”, abrangendo um grupo de duas dezenas de clientes da instituição, mais autónomos e vivendo alguns deles nas estruturas residenciais da Associação.

Tiveram actividades ao ar livre, actividades na piscina, visita à cidade, deslocações à praia, realização de jogos e outras actividades. Foi ainda possível conviver com um grupo de jovens e crianças que estavam também a participar em actividades de grupo.

A APPACDM de Santarém iniciou o seu funcionamento em 1972 com um grupo de 13 crianças, contando actualmente com perto de três centenas de utentes, internos e externos, intervindo junto de pessoas com deficiência desde o nascimento (intervenção precoce), passando pela idade escolar (centro sócio educativo), jovens adultos (centros de actividades ocupacionais, de recursos para a inclusão e formação e emprego).

Possui um lar residencial, um lar de apoio e uma residência autónoma em Santarém, além de um Clube de Apoio, Lazer e Tempos Livres, com um grupo de dança, o Rodaviva, outro de teatro, Fantasia, e outro ainda de atletismo.

A delegação de Santarém da APPACDM funciona na Quinta de Nossa Senhora do Rosário, no Vale de Santarém, doada à instituição pelas religiosas depois da Revolução de 1974.

A APPACDM de Santarém é a instituição mais antiga do distrito vocacionada para o apoio e acolhimento de pessoas com deficiência mental. Com o aparecimento de outras instituições, nos últimos anos passou a receber utentes apenas de Santarém e dos concelhos limítrofes, como Cartaxo e Almeirim.