O inicio dos trabalhos dos escalões da Associação Académica de Santarém foi assinalado pelos treinos dos Escolinhas, Escalões Sub-8 (nascidos em 2010), Sub-7 (nascidos em 2011) e Sub-6 para nascidos até 2012.

Entre gritos de alegria e alguma timidez, principalmente entre os mais pequeninos, a nova equipa técnica, foi-se apresentando e dando a conhecer aos petizes os primeiros passos na modalidade.

Para esta época a escolha da coordenação recaiu sobre Joaquim Guerreiro, a sua ligação ao Futebol Profissional, à Académica de Santarém desde há muito, ao Santarém Cup, fazem-no regressar a um escalão, que abre as portas à modalidade e ao Clube.

Os petizes contam ainda com uma equipa técnica constituída por Nuno Sobral, Miguel Silva, Pedro Melão, Gonçalo Galvão, Bernardo Colaço, André e Pedro Madeira, num misto de experiência no ensino e formação na área do Desporto aliada ao espírito Brioso com a presença de Jovens Atletas Juniores da Associação Académica Santarém.

A coordenação do escalão objectiva para esta época  fomentar o desportivismo; desenvolvimento do relacionamento com os outros, (colegas, treinadores e agentes desportivos); criar nos jovens o sentimento de respeito, por si próprios, pelos companheiros, pelos dirigentes e pelos técnicos; incentivar a pratica desportiva; melhorar as capacidades físicas e motoras e elevar o nível técnico dos praticantes.

As Escolinhas da AAS, estarão atentas ao desempenho escolar dos seus atletas, motivando e incentivando de forma a obterem um bom aproveitamento académico, importantíssimo para a sua formação.

Os treinos deste escalão estão agendados às terças e sextas – feiras das 18h às 19h30 e quem quiser experimentar, seja menino ou menina basta aparecer, com equipamento adequado.

As inscrições para as Escolinhas são efectuadas na secretaria do Clube, junto ao campo na Escola Superior Agrária, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h30m e contemplam a oferta de Kit de Treino, composto por: T-shirt, calção, Fato de Treino e Mochila.