João Pamplona - QuedaViolenta Colhida de João Pamplona, na Feira da Graciosa

 

Depois de seu irmão João ter sofrido uma violentíssima queda quando lidava o terceiro toiro da corrida do passado domingo na praça da Ilha Graciosa (Açores), também Tiago Pamplona sofreu uma aparatosa colhida e queda, tendo sido retirado da arena em maca. Tiago Pamplona foi assistido na ambulância após o que foi transferido para o Hospital da Graciosa, de onde posteriormente seguiu para o Hospital de S. Miguel, o mesmo sucedendo com seu irmão. O estado de saúde dos dois irmãos marialvas já não inspira tantos cuidados, embora tenham de sujeitar-se a um período de convalescença em que o toureio estará fora das suas agendas. Votos de rápido restabelecimento.

Os toiros de Rego Botelho, carismática ganadaria terceirense, fizeram uma autêntica razia, pois, para além das quedas dos irmãos Pamplona também foi colhido um bandarilheiro açoriano e alguns dos hastados partiram tábuas e saltaram a trincheira.

Nesta atribulada corrida, em que os Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e os do Ramo Grande se houveram com valentia e pundonor, triunfou o cavaleiro continental Filipe Gonçalves, que felizmente não sofreu nenhum acidente e que conseguiu superar as dificuldades com que se viu confrontado. Em grande plano, a bregar e a “ajudar” os forcados, esteve o jovem bandarilheiro escalabitano Cláudio Miguel.

 

*Texto publicado em edição impressa de 14 Agosto