ludgero-4-11-aA Federação de Entidades Taurinas da Catalunha (FETC) convocou todo o sector taurino para uma manifestação a realizar no próximo dia 20 de Novembro, em Barcelona, a qual pretende afirmar-se pela defesa dos toiros e da liberdade, servindo, ao mesmo tempo, para celebrar a recente deliberação do Tribunal Constitucional de revogar a proibição das corridas de toiros em Barcelona.

Num comunicado, a FETC congratulase com esta decisão e estimula ao optimismo, referindo que é momento de alegria, de unidade e de luta, pelo que a Catalunha carece de sentir o calor, o apoio e a solidariedade de todos os sectores taurinos.

Mau grado a objectividade da deliberação do Tribunal Constitucional, a FETC alerta para o facto de ser esperado que os poderes políticos catalães e o seu coro mediático não fiquem de braços cruzados a assistir à realização das corridas de toiros, mas, bem ao contrário, deitem mão de todo o tipo de artimanhas legais e administrativas para obstruir ao normal funcionamento das instituições tauromáquicas na região autónoma. Algo que, de resto, já foi tentado por alguns alcaides catalães.

Nesta conformidade, a FETC convida todo o sector taurino, desde os profissionais aos aficionados, incluindo os órgãos de comunicação favoráveis à Festa Brava na Catalunha, a que se manifeste e esteja agora mais unido do que nunca. A manifestação está marcada para o dia 20 de Novembro no Porto Olímpico de Barcelona, onde, em simultâneo, decorrerão diversas homenagens a personalidades que nunca deixaram de se bater pela recuperação da tradição taurina na cidade condal.

Download PDF