Os jogos tradicionais vão percorrer as 13 freguesias do concelho, ao longo do ano de 2017.

A freguesia do Carvalhal será a primeira a receber a iniciativa, dia 4 de Fevereiro (sábado), entre as 10 e as 13h00, no campo de jogos.

O projecto é da Câmara Municipal de Abrantes que disponibiliza um kit com 10 jogos (malha de madeira; andas verticais; burro; pião; macaca; enrola; corrida de sacos; badalada; tracção à corda; Compostela) e o apoio técnico dos seus colaboradores. As Juntas de Freguesia, que acolheram o desafio da autarquia em sede do Fórum das Freguesias, ficarão responsáveis pela organização dos jogos nos seus territórios.

A iniciativa teve origem no projecto de valorização territorial intermunicipal «Olimpíadas do Médio Tejo» organizado em 2016 pela CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com várias entidades, entre as quais a Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais e o Instituto Português do Desporto e Juventude. Foi materializada na realização de um conjunto de etapas concelhias e de uma prova intermunicipal de Jogos Tradicionais, possibilitando a formação de monitores entre os colaboradores das autarquias.

O Município de Abrantes assume esta vocação de defesa da identidade cultural e histórica, através da conservação e valorização dos Jogos Tradicionais como elemento do património nacional, fortalecendo laços sociais e de solidariedade entre os diferentes praticantes de todas as idades e género.