A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai assinalar, a 24 de Outubro o Dia Municipal para a Igualdade com a realização de uma sessão subordinada ao tema “Profissões sem Género”.

A iniciativa decorre pelas 11 horas no Auditório do Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos e vai juntar testemunhos de homens e mulheres em profissões não tradicionais quanto ao género: cavaleira tauromáquica, designer de jóias, motorista, guarda, cabeleireiro, professor de dança, entre outras.

No final da sessão será realizada a criação de um logótipo humano alusivo à Igualdade de Género.

A complementar, o Mercado de Cultura de Marinhais vai receber no dia 29 de Outubro, pelas 17 horas, a peça de teatro “Os brincos à Ronaldo e outras histórias”, com encenação de Alexandre Sampaio. Um espectáculo alusivo à Igualdade de Género.

O objectivo é combater os estereótipos de género e promover uma sociedade mais integradora e igualitária, uma vez que continuam a persistir ideias de que existem profissões mais talhadas para homens e para mulheres. As estatísticas disponíveis são claras e demonstram que existe uma clara sub-representação das mulheres em profissões técnicas (engenharias, tecnologias, forças militarizadas etc), bem como algo semelhante da parte dos homens em profissões na área social (assistentes sociais, educadores infantis etc).

As autarquias, por se encontrarem mais próximas da comunidade, desenvolvem práticas de parceria e de trabalho efectivo, constituindo-se como entidades privilegiadas no combate à persistência de desigualdades e discriminações, contribuindo para aumentar a coesão social.

O município de Salvaterra de Magos nomeou como Conselheira Local para a Igualdade a Vereadora Helena Neves que, em articulação com a Rede Social Local, acompanha e dinamiza a implementação das políticas locais, para a cidadania e a igualdade de género.