A Câmara Municipal de Santarém aderiu ao projecto “Super Saudáveis”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com o objectivo de sensibilizar professores, pais e alunos do primeiro ciclo para uma alimentação saudável e equilibrada.

Os primeiros anos de vida da criança são um momento crucial para a aquisição de conhecimentos importantes ao nível da alimentação, possibilitando o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis que podem perdurar ao longo da vida.

Através de um jogo em formato de cartas coleccionáveis, os alunos apreendem práticas de alimentação saudável. No total, o jogo é composto por 15 cartas que representam 15 alimentos saudáveis. Cada um destes elementos tem diferentes níveis de super poderes, em função do grupo alimentar da roda a que pertence.

O projecto começa no próximo dia 26 de Outubro, com a introdução de um alimento saudável no almoço das crianças, no refeitório das escolas. A autarquia e a empresa responsável pela confecção das refeições ajustaram as suas ementas de acordo com os alimentos e os dias propostos. Assim para o primeiro dia, os brócolos são o alimento escolhido; para o dia 2 de Novembro, a sobremesa é Kiwi; dia 9 de Novembro, a refeição deve contemplar o feijão; no dia 16 de Novembro, o alimento seleccionado é a cavala e por fim, no dia 23 de Novembro, o espinafre foi introduzido na ementa.

O projecto conta com o apoio institucional da Direcção-Geral da Educação, Direcção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição.

As escolas interessadas podem inscrever-se em: https://www.ligacontracancro.pt/servicos/detalhe/url/supersaudaveis-formulario-de-inscricao/