A Câmara Municipal de Alcanena foi distinguida, pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto – APOGESD, no passado dia 8 de Setembro de 2017, com o Galardão “Município Amigo do Desporto 2017”.

O prémio foi recebido pelo Vereador Hugo Santarém, na Torre da Oliva, em São João da Madeira, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, na qual foi efectuado o reconhecimento público e a entrega dos galardões aos Municípios Amigos do Desporto.

O galardão foi instituído em 2016, pela APOGESD e pel’A Cidade Social, empresa especialista na área da certificação da qualidade, visando distinguir, anualmente, aos municípios que, reconhecidamente, desenvolvem uma política de apoio a desporto de excelência.

Em 2017, foram 60 as autarquias distinguidas, que representaram todos os distritos de Portugal continental e onde se podem incluir vários representantes dos arquipélagos de Madeira e dos Açores.

Esta distinção traduz o reconhecimento público ao modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo levado a cabo pelo Município de Alcanena.

Para a atribuição deste prémio, são analisadas diversas vertentes da acção desenvolvida no âmbito desportivo pelos municípios, designadamente, organização desportiva, instalações existentes, eventos realizados, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

O valor deste projecto foi reconhecido pelo Governo de Portugal, através do Ministério da Educação, que prestou o alto patrocínio institucional, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

O prémio vai reunir uma rede de cidades, nas quais a APOGESD se propõe monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas em cada concelho aderente ao programa