A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai realizar no dia 13 de Outubro, pelas 10h13, um exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME.

Esta é quinta edição do exercício, que decorre no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas. O objectivo é chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância da adopção de determinados comportamentos, nomeadamente os três gestos essenciais em caso de ocorrência de um sismo.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai aderir a esta iniciativa, incentivando os seus funcionários a realizarem o exercício. Além disso, desafiou também os Agrupamentos de Escolas e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho a dinamizarem esta actividade, distribuindo folhetos informativos e de sensibilização.

No fundo, o apelo é para que qualquer cidadão, individualmente ou em grupo, possa participar, durante um minuto, realizando os três gestos essenciais. São eles:

Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;

Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.