A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos assinala, nos dias 16 e 17 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação através da distribuição de frutas a todas as crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas de Salvaterra de Magos e Marinhais.

Será também distribuído um folheto dirigido a pais e encarregados de educação, com dicas para a elaboração de lanches escolares saudáveis, deixadas pela mascote criada este ano para o efeito, o “Merendinhas”.

Com esta acção pretende-se contribuir e incentivar a promoção de hábitos alimentares saudáveis nas nossas crianças, procurando o envolvimento de professores, mas também, de encarregados de educação por se considerar que estes têm um papel fundamental na promoção de hábitos alimentares saudáveis das crianças e jovens.

Esta acção de distribuição de fruta irá acontecer em várias salas de aula sendo dinamizada pelo Serviço de Educação da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e por duas animadoras que terão vestuário alusivo à temática da alimentação saudável.

O Município de Salvaterra de Magos é parceiro no projecto “Program for Eliminating Dietary Inequality in Schools”, que tem como finalidade contribuir para a redução das desigualdades nutricionais em meio escolar, através da promoção da Dieta Mediterrânica, com melhorias do estado de saúde das pessoas que dele beneficiarem.

Entre as alterações alimentares previstas estão um maior consumo de alimentos de origem vegetal, de produtos frescos e de peixe, utilização do azeite como principal gordura para cozinhar ou temperar alimentos e consumo de água como bebida de eleição, entre outros.

O projecto tem como população-alvo a comunidade educativa dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Salvaterra de Magos e engloba a caracterização da oferta alimentar e a avaliação dos refeitórios.