Realizaram-se em Tomar, nos dias 19 e 20 de Novembro, as 4ª e 5ª provas do Campeonato Nacional de Agility. A iniciativa, que decorreu no Campo de Futebol de Sete da Nabância, marcou o regresso desta modalidade desportiva à cidade  desde 1998.

A organização das provas foi do Clube Cinófilo do Alentejo, com o apoio do Município, tendo contado com a participação de mais de meia centena de cães, em representação de 12 clubes, que trouxeram a Tomar muitas dezenas de visitantes. A dupla Inês Figueiredo com a sua cão d’água português Kinder, representará a cidade no Campeonato Nacional.

O Agility é uma modalidade surgida em 1977, em Inglaterra, em que o condutor dirige o seu cão por uma série de obstáculos. Os cães correm em contra-relógio, enquanto saltam obstáculos, sobem rampas ou passam por dentro de túneis. Tem uma pontuação baseada em faltas e tempo, similar ao desporto de saltos equestre.

Esta empolgante modalidade desportiva é uma maneira simples de se praticar actividade com os cães, disciplinando-os e mantendo-os mental e fisicamente saudáveis.

Em Portugal, a modalidade surgiu em 1991, sendo a Associação de Treinadores Amadores e Amigos do Cão (ATAAC) a primeira escola a formar equipas de competição e a participar na primeira prova competitiva, em 1993. Actualmente, o Campeonato Nacional é organizado pelo Clube Português de Canicultura e conta com a participação de 12 clubes, num total de cerca de uma centena de competidores.

No final destas provas, o Clube Cinófilo do Alentejo destacou o apoio do Município, bem como a forma carinhosa e descomplexada com que empresários e colaboradores das unidades hoteleiras e de restauração, receberam as duplas participantes (condutores e cães) e seus acompanhantes. Endereçou ainda um especial agradecimento aos que se deslocaram ao local da prova, assistindo à mesma e aproveitando para testemunhar o exemplar desempenho e comportamento, incluindo ao nível da higiene, das duplas participantes.

Download PDF