Foi apresentado em Lisboa no dia 21 de Setembro, o livro “Campo Pequeno – 125 Anos no Coração de Lisboa”, em sessão integrada nas comemorações do 125º aniversário da Monumental lisboeta.

Sob a proficiente coordenação de Manuel Andrade Guerra (texto) e de Francisco Romeiras (fotografia), o livro reúne testemunhos vividos por cada um dos autores convidados a participar em tão importante obra.

O livro está dividido em onze capítulos, um dos quais assinado por Pedro Santana Lopes, actual Provedor da Misericórdia de Lisboa e antigo Primeiro-Ministro, enquanto Elísio Summavielle, director do Centro Cultural de Belém e antigo Secretário de Estado da Cultura, assina o prefácio.

Os capítulos do livro são os seguintes: “Crónica da Inauguração”, no qual é reproduzidoa página do Diário das Notícias com a crónica da corrida inaugural (18 de Agosto de 1892); “Tradições de Lisboa”, escrito por Miguel Alvarenga, “Histórias e Memórias”, por Andrade Guerra e Paulo Pereira; “A Evolução do Toiro” por Vasco Lucas; “A Importância dos Forcados” por Joaquim Grave; “Manuel dos Santos e o seu Legado” por Manuel Jorge dos Santos; “Cortesia” por Pedro Santana Lopes; “A Praça-Mãe do Toureio a Cavalo” por Paulo Caetano; e “Um Projeto Vencedor” e “Antes e Depois” por Paulo Pereira.

Os textos são ilustrados com documentos das colecções de Antonio Manuel Moraes, do Grupo Tauromáquico Sector 1 e do Museu do Campo Pequeno e com fotos de Emílio de Jesus, Francisco Romeiras, Frederico Henriques, Henrique de Carvalho Dias, Maria João Mil-Homens e Rui Oliveira, tendo estado a concepção gráfica a cargo de Rita Mendes Rodrigues.

A presente edição tem 1.700 exemplares em português e 300 em inglês e poderá ser adquirida no Museu do Campo Pequeno e no “El Corte Inglés” (Lisboa e Porto).