A Câmara de Santarém promove no próximo sábado, dia 10 de Fevereiro, um Concurso de Máscaras para Crianças, entre os 1 e os 12 anos de idade, das 15h00 às 18h00, na Casa do Campino, com entrada livre. Esta iniciativa conta ainda com um ‘Bailinho de Carnaval’, com música a cargo de Madeira Show.

As inscrições devem ser feitas, antecipadamente, através do e-mail:  time4satisfaction.santarem@gmail.com ou no próprio dia, na Casa do Campino, até às 16h00.

“No dia do concurso, todas as crianças inscritas devem comparecer no local até às 16h00, e dirigir-se aos element

os da organização, com o objectivo de confirmar a sua presença ou efetuar a sua inscrição. Assim que o concurso tiver início, pelas 17h00, todos os inscritos que não confirmaram a sua presença junto da organização, inviabilizam a sua participação no concurso, uma vez que, de outra forma, podem prejudicar a realização do mesmo. As inscrições efetuadas após as 16h00, correm o risco de não ver atribuído pr

émio de participação”, informa nota enviada ao Correio do Ribatejo.

O Concurso de Carnaval para Crianças, tem como objectivo a promoção e dinamização das tradições carnavalescas, através do incentivo à criatividade, imaginação e divertimento, numa actividade lúdica e recreativa, que pretende promover a animação das crianças e das famílias.

O concurso é composto por 3 escalões: 1º escalão, dos 1 aos 3 anos, 2º escalão, dos 4 aos 7 anos e 3º escalão, dos 8 aos 12anos.

Os vencedores do concurso são seleccionados e avaliados por um júri, constituído por 3 representantes do ‘Carnaval de Santarém’, que avalia os seguintes critérios: imaginação (25%), criatividade (25%), animação (25%) e originalidade (25%). O júri vai atribuir prémios aos 3 primeiros vencedores de cada escalão. Os restantes participantes recebem pequenos prémios de participação.

Mais de 2500 Crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, 14 instituições e 500 utentes de IPSS do Concelho vão celebrar o Carnaval em Santarém.

Na sexta-deira, dia 9 de Fevereiro, das 10h00 às 12h00, 2555 crianças vão concentrar-se no Jardim da Liberdade para participarem no Desfile de Carnaval das Escolas.

O Desfile, que este ano conta com mais 1000 crianças, relativamente ao ano passado, vai percorrer as principais ruas do Centro Histórico: Rua Guilherme de Azevedo, Rua Serpa Pinto, Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), onde terá lugar uma breve paragem, e regresso ao Jardim da Liberdade.

A partir das 14h30, 500 utentes de IPSS do Concelho vão participar no Baile Interinstitucional, na Casa do Campino, com música a cargo de Madeira Show.

Desfile nocturno em S. Bento

No sábado, dia 10, às 21h00, tem lugar o Corso Carnavalesco – desfile noturno, no Jardim de S. Bento, para o qual já estão inscritas 14 instituições do Concelho, e que conta com insufláveis e outros equipamentos para animar todos os que quiserem participar. No desfile noturno não vai haver concurso nem prémios. As equipas são convidadas a iluminar os carros alegóricos, de modo a dar ainda mais luz, cor e alegria à iniciativa.

No domingo, dia 11 de Fevereiro, o Carnaval vai ser comemorado nas diversas freguesias do Concelho, organizado pelas associações locais, com bailes e outras iniciativas, a anunciar oportunamente.

‘Caminhada Carnavalesca’ Scalabis Night Runners

Dia 12 de Fevereiro, segunda-feira, às 21h00, haverá uma ‘Caminhada Carnavalesca’, organizada em parceria com os Scalabis Night Runners, com partida da Sede desta associação, no Campo Infante da Câmara. Ao longo do percurso, a organização vai oferecer algumas surpresas aos participantes desta caminhada, de modo a reforçar o espírito do Carnaval.

Dia de Carnaval

Na terça-feira de Carnaval, dia 13, a partir das 15h00, tem lugar o Corso de Carnaval, no Jardim de S. Bento, que conta com a participação de 14 instituições do Concelho, insufláveis e outros equipamentos para animar todos os que quiserem participar. Esta actividade conta com concurso e com prémios. O júri é constituído por um elemento de cada associação participante, por elementos da Câmara de Santarém e da Viver Santarém.

A autarquia decidiu que a temática deste ano, para as diversas iniciativas é o “Património Cultural”, a partir da proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu que adoptou a decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018). O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objectivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, com o objectivo de chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.

A Câmara Municipal de Santarém decidiu reforçar o investimento no Carnaval, “de modo a valorizar quem aceita o desafio de participar e arregaça as mangas”, referiu Inês Barroso, vice-presidente da autarquia. Para “os carros que participam no Corso Carnavalesco de sábado e de terça-feira, a autarquia deu um apoio de 800 euros aos carros alegóricos, por um dia atribuiu 500 euros e para o desfile de dois dias, sem carro alegórico 200 euros, enquanto para 1 dia de participação, atribuiu a verba de 100 euros”, referiu a Vice-Presidente.

Quanto aos prémios que vão ser atribuídos aos 3 melhores carros, na terça-feira de Carnaval, a organização atribui 900 euros para o 1º prémio, 600 euros para o 2º prémio e 300 euros para o 3º prémio. Estes valores são um pouco mais elevados que na edição do ano passado, de modo a que “os participantes tenham ainda mais criatividade e diversidade, nos carros alegóricos e nas vestes que vão apresentar, até porque a temática deste ano o permite, graças à sua abrangência”, referiu Inês Barroso.

A organização destas iniciativas conta com um investimento de 35 mil euros, que inclui a verba para os almoços dos alunos das escolas situadas fora da Cidade e do transporte de todas as crianças das escolas participantes.