Cartaxo - PraçaEm Dia de Todos os Santos, e integrado na bem antiga Feira dos Santos, o Cartaxo cumpre a tradição de realizar um espectáculo tauromáquico para assinalar o encerramento da temporada tauromáquica.

É claro que a tradição já não é bem o que era, pois, lembramo-nos de ali assistir a corridas de toiros em que toureavam figuras de primeira grandeza, esgotando as bancadas do castiço tauródromo, o que aliás se compreende na medida em que esta corrida era considerada a que tradicionalmente encerrava cada temporada taurina em Portugal. A abertura ocorria no Domingo de Páscoa, no Campo Pequeno, e o fecho tinha lugar no Cartaxo, pelos “Santos”.

Hoje já não é assim, pois também estão anunciados espectáculos para a mesma data noutros tauródromos nacionais e até as principais figuras já desmobilizaram as suas entourages, dando início ao período de “férias” concedido às suas principais montadas, uma vez que as corridas no final de Setembro e no mês de Outubro são sempre escassas. Outros tempos…

Pois, a Praça de Toiros do Cartaxo abrirá as suas portas no tradicional Dia do Pão por Deus para acolher um Festival Misto a favor da Associação “Gentes do Cartaxo”, cujo cartel é composto pelos cavaleiros Francisco Cortes, Marco José, Francisco Parreira e F. Correia Lopes, pelos “novilheiros-amadores” Alfonso Cadaval e Paula Santos e pelos Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo e de Arronches. Serão lidados novilhos de Pinto Barreiros e de São Torcato. O espectáculo tem início marcado para as 15 horas.

*Texto publicado em edição impressa de 23 Outubro

Download PDF