Teatro para a infância, jogos e muitas surpresas ocuparam o Centro Cultural do Cartaxo e o Mercado Municipal no dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação. Ao longo do dia, a alimentação saudável, a descoberta de novos sabores e a recolha solidária de alimentos, decorreram a par de actividades de puro divertimento, como as pinturas faciais e os jogos tradicionais.

As comemorações foram organizadas pela área de Educação e Juventude da Câmara Municipal do Cartaxo, com o objectivo não só de lembrar a importância da alimentação saudável e do combate ao desperdício alimentar, mas também de chamar a atenção aos mais novos para a importância da partilha e da solidariedade. A área de Educação e Juventude da Câmara Municipal contou com o apoio de empresas e instituições públicas e privadas que se associaram a estas comemorações.

Ao longo do dia foram recolhidos bens alimentares que formaram uma Mega Roda da Alimentação solidária. Construída pelas crianças, a Roda só foi desfeita ao fim do dia para que os alimentos recolhidos fossem doados à Conferência do Sagrado Coração de Jesus da Sociedade de S. Vicente de Paulo do Cartaxo.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, entregou os bens alimentares a Maria de Jesus Tomázia, responsável pela instituição de solidariedade social, destacando “a importância de olhar a alimentação não só como uma via para a saúde, mas também como factor de coesão social”, lembrando que “os problemas de subnutrição associados à pobreza coexistem com situações de enorme desperdício alimentar e esta é uma realidade que nos deve preocupar a todos”.