Por ocasião do dia 1 de Novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das mais antigas feiras tradicionais do país. Este ano, a Feira de Todos os Santos vai decorrer de 27 de Outubro a 2 de Novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira.

Depois do investimento na renovação do espaço do Pavilhão Municipal de Exposições e na aposta num programa cultural e de animação que devolvesse à Feira a sua tradição rural e ribatejana, dando-lhe a projecção regional de outros tempos, a Câmara Municipal volta a inovar no certame que em 2016, levou quase duas centenas de feirantes, uma centena de expositores, duas dezenas de tasquinhas e muitos milhares de visitantes, ao Cartaxo.

Quem visitar a Feira de Todos os Santos continua a ter a oportunidade de descobrir os produtos típicos da gastronomia regional que, na área de tasquinhas ou nas bancas de venda, vão estar disponíveis, mas este ano vai também poder experimentá-los na área de showcooking – uma das novidades desta edição.

Os espectáculos equestres que em 2016 foram vistos por largas centenas de pessoas e devolveram à Feira não só a sua identidade, mas também atraíram visitantes vindos de toda a região, vão voltar a estar em destaque num espaço renovado que permitirá maior conforto aos espectadores, enquanto liberta espaço no Pavilhão para ainda mais agentes económicos estarem presentes – porque a Feira de Todos os Santos é também espaço privilegiado de promoção do tecido empresarial do concelho.

Nesta edição a Feira volta a reservar espaços dedicados aos mais novos – a vida rural e a ligação à tradição agrícola do ribatejo estarão presentes quer na escolinha equestre, quer nos ateliers que farão, de modo muito divertido, a promoção da alimentação saudável a par da divulgação dos produtos agrícolas.

Na área exterior, de feira franca, serão as cores dos frutos frescos da época e os tabuleiros que oferecem as primeiras castanhas, nozes ou amêndoas outonais, a receber o visitante. Mas se as frutas da época não estiverem entre as suas compras preferidas, o visitante tem ainda uma enorme variedade de produtos disponíveis – objectos utilitários ou de decoração, acessórios de moda e roupas a preços convidativos, guloseimas para os mais novos a que os mais velhos não vão resistir, carrosséis e divertimentos para passar a tarde ou a noite com o a família e os amigos, constroem a centenária Feira de Todos os Santos.