O Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo teve este ano a sua 33ª edição, enquanto o Concurso de Vinhos do Tejo celebrou 18 anos – entre os dois reuniram 104 vinhos de 51 produtores.

O Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo recebeu, nos dias 5 e 6 de Abril, enólogos e especialistas que provaram 49 vinhos tintos, 38 vinhos brancos e 17 vinhos rosé, para dois concursos que vão premiar o Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e do Tejo.

As provas dos dois concursos tiveram José Rodrigues, como presidente do júri, que contou com mais dez provadores – Carlos Sardinha, Pedro Gil, Helena Mira, Verónica Machado, Francisco Cruz Ferreira, Alice Simões, Romeu Gonçalves, Rita Conim, Gisela Machado, e Carmen Santos.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que tem sede no concelho, “estes concursos fazem já parte do calendário de muitos produtores”, destacando a “presença de 25 produtores do concelho entre os 51 que apresentaram amostra a concurso”.

Para o autarca, os dois concursos são “uma oportunidade para os produtores, as casas agrícolas, as cooperativas da região e as marcas testarem os seus vinhos, para os divulgarem junto de técnicos e enólogos e para os promoverem junto do público, mas também junto dos órgãos de comunicação social que divulgam os resultados que apresentaremos na Festa do Vinho”, a relevância da iniciativa “é notória pela participação crescente dos produtores que se apresentam com cada vez mais amostras”.

Sérgio Oliveira, técnico municipal da área de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo e enólogo, um dos responsáveis pela organização do concurso, assegurou que “a qualidade dos vinhos apresentados a concurso, que tem sido uma constante ao longo dos anos, volta a marcar a edição de 2017. Este ano contamos com mais vinhos em cada uma das categorias e com mais produtores a concurso –, o maior número de sempre”.

Escola Secundária do Cartaxo e Escola Profissional do Vale do Tejo presentes no decorrer das provas

As provas dos concursos contaram com a participação de alunos do Curso de Viticultura e Enologia, da Escola Secundária do Cartaxo, assim como, de alunos do Curso de Restauração – Restaurante/Bar, da Escola Profissional do Vale do Tejo.

A Câmara Municipal tem vindo, nos últimos anos a “solicitar o apoio de instituições de ensino, permitindo aos alunos uma experiência de aprendizagem e partilha com os profissionais que integram o júri dos concursos”, explicou Pedro Magalhães Ribeiro. “A receptividade das instituições de ensino e dos professores ao desafio que a autarquia lhes propôs, foi imediata”, destacando “a elevada responsabilidade que os alunos têm demonstrado no decorrer das provas”.

O Concurso contou ainda com o apoio de Eduardo Abade, responsável pelo sistema informático de classificação dos vinhos e dos técnicos da área de informática do município. A logística necessária para os dois dias de provas, ficou a cargo dos trabalhadores do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

A cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos, terá lugar no âmbito da Festa do Vinho do Cartaxo, que decorre de 28 de Abril a 1 de maio deste ano, no Pavilhão Municipal de Exposições.