A Guarda Nacional Republicana realizou, durante todo o mês de Março e em todo o território nacional, mais uma edição dos “Censos Sénior”, que visa identificar a população idosa que vive sozinha e/ou isolada, com o objectivo de actualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações.

Durante a operação foram ainda realizadas diversas acções de sensibilização para que esta população adopte comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, com especial enfoque na divulgação de conselhos de segurança relativamente à entrada em circulação no dia de hoje, 4 de Abril, da nova nota de 50 euros, da série “Europa”.

Na Operação “Censos Sénior 2017”, no distrito de Santarém, foram sinalizados 2 196 idosos, dos quais 1642 vivem sozinhos, 271 vivem isolados, 215 vivem sozinhos e isolados e 68 não se enquadram nas situações anteriores, mas em situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas.

gnr idosos quadro

As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.

A GNR continuará, ao longo do ano, a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais acções de sensibilização e fazer uma avaliação da sua segurança.

Download PDF