O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), e a Academia de Marinha (AM), celebraram um protocolo de colaboração, no passado dia 9 de Novembro, no decorrer da centésima Assembleia de Investigadores promovida por aquele Centro, no salão nobre da Câmara de Santarém.

O protocolo foi assinado pelo Almirante Francisco António Torres Vidal Abreu, em representação da Academia de Marinha e pelo Professor Martinho Vicente Rodrigues, director daquele Centro de Investigação, com a presença da vereadora Inês Barroso em representação do Município e visa o estabelecimento de “projectos de cooperação cultural entre as duas entidades, segundo programas anuais que contemplem estudos sobre os temas que são seus objectivos comuns”, refere uma nota do Centro de Investigação enviada ao Correio do Ribatejo.

A Academia de Marinha aumentou o “Tesouro” do Centro de Investigação com a oferta – “A Carta Náutica de Jorge de Aguiar de 1492”, de Inácio Guerreiro e a reprodução original da Carta Náutica de Jorge de Aguiar, descoberta na Universidade de Yale.

O Centro de Investigação fez a oferta da colecção completa das Revistas Científicas Mátria XXI e a primeira publicação do Centro de Investigação “Saldanhas / Condes e Marqueses de Rio Maior”, de Martinho Vicente Rodrigues.

Da delegação oficial da Academia de Marinha estiveram presentes, o Vice-Presidente da Classe de Artes, Letras e Ciências, Contra-Amirante Luiz Augusto Roque Martins e o Secretário-Geral, Comandante Herlander Valente Zambujo.