O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe no próximo dia 21 de Dezembro, pelas 21h30m, o Festival de Curtas-Metragens designado “O Dia Mais Curto”.

A iniciativa do Espalhafitas, com o apoio do Município de Sardoal, irá apresentar a sessão “Europa em Curtas”, traduzindo-se numa oportunidade para os espectadores ficarem a conhecer autores europeus e alguns dos filmes mais premiados nos últimos anos. Na tela serão exibidas sete curtas-metragens: “Nuggets” (Alemanha), “Amor de Inverno” (Itália – Espanha), “Adeus Mr. De Vires” (Holanda), “Planeta Sigma” (França), “Import” (Holanda), “Mães em Chamas” (Suécia) e “Home” (Kosovo – Reino Unido).

A iniciativa “O Dia Mais Curto” nasceu em França em 2011, realizando-se em simultâneo, em dezenas de países de todo o mundo. O Centro Cultura Gil Vicente associa-se a esta acção desde que a mesma se realiza em Portugal, ou seja, desde há três anos.

O fenómeno astronómico, conhecido como solstício de inverno, que ocorre a 21 de Dezembro e que corresponde ao dia mais curto do ano, inspirou a ideia de se utilizar este dia para a promoção das curtas-metragens, incentivando-se à realização de sessões públicas em diversos locais. Este ano aderiram à iniciativa 34 concelhos de todo o país.

A entrada é gratuita, mas sujeita a levantamento de bilhete.

o-dia-mais-curto

Download PDF