santarem-sa-bandeira

O Centro Histórico de Santarém vai ser o palco das Jornadas Europeias do Património, que decorrem de 19 a 28 de setembro e que, segundo a organização, pretendem “transformar a cidade num espaço dinâmico para a arte e cultura, através das mais variadas formas de expressão artística”.

O programa conta com inúmeras atividades abertas ao público, tais como a Recriação da Romaria das Festas de Santa Iria em Honra de Nossa Senhora da Saúde, pelas ruas do Centro Histórico, baseada na Lenda de Santa Iria, durante a iniciativa “Histórias na Cidade”, concertos, espetáculos e animação de rua, exposições, cinema, mostra de artesanato workshops, conversas temáticas ou simplesmente a realização de tarefas quotidianas, que convidam a explorar a Cidade.

No dia 19, às 18h00, o Adro do Convento de S. Francisco acolhe o Espetáculo de rua LAS ROSAS NEGRAS, às 19h00 tem lugar um Concerto íntimo com ANACRIS GIL e Paulo dos Anjos e a partir das 23h00, a música prossegue com o DJ SET SELECTA MARACOOLJAH.

No sábado, dia 20, há animação de rua por Mr. Habbot, na Rua Capelo Ivens, a partir das 12h00 e Espetáculo de rua – Magia, na Praça Sá da Bandeira, às 12h30.

Das 15h00 às 19h00 a Animação de rua tem lugar em várias artérias Ruas da Cidade.

Pelas 16h00 há Dança na rua – Hip Hop, na Rua Capelo Ivens. Às 18h00 tem lugar uma inauguração da exposição de artes plásticas “Memória e Tradição” de Francisco Camilo. A Exposição fica patente até dia 2 de outubro , no Hall e Bar do Círculo Cultural Scalabitano. Francisco Camilo é um artista plástico multifacetado e já com diversos trabalhos expostos, quer ao nível da Pintura, quer da Escultura e da Street Art, que apresenta desta vez, um trabalho desenvolvido especificamente para a comemoração de mais umas Jornadas Europeias do Património.

O Largo Padre Francisco Nunes da Silva, também conhecido por Largo Padre Chiquito, acolhe, a partir das 18h00, um Concerto íntimo com Anacris Gil.

Às 21h00 há C de Cinema, em parceria com o Cineclube de Santarém, na Sala Polivalente do Círculo Cultural Scalabitano – Teatro Taborda.

A partir das 21h30, o adro do Convento de S. Francisco recebe um Concerto íntimo com Bruno Ribeiro. A partir das 23h00, a música está a cargo dO DJDj set EL GATO MUERTO, no adro do Convento s. Francisco.

Às 23h00 há C…de Curiosidade Cósmica – Ilusões à Solta – Magia polvilhada com poesia e outras histórias mal contadas, pela dupla de Ilusionistas, Manuel Barata e António Rodrigues, que apresentam alguns “truques” que nos vão enganar. Pelo meio surge o ContràCultura com Pedro Gouveia e as suas “citações” pouco ortodoxas mas cheias de boa-vontade, no Bar do Círculo Cultural Scalabitano, no Teatro Taborda.

No dia 21, das 09h00 às 22h00, há Mostra de artesanato, na Praça Sá da Bandeira.

Entre as 13h00 e as 19h00 há Masterclasses: artes circenses com João Nascimento, artes plásticas com Nuno Eusébio e dança com Miguel Kewzy, no Jardim da República e no Palácio Landal.

Das 15h00 às 19h00, o Jardim da República acolhe atividades Infanto-juvenis.

Na sexta-feira, dia 26, às 10h00 e às15h00, tem lugar uma visita guiada – Histórias na Cidade – Conhecer a cidade através de lendas e histórias de Santarém, com percurso a iniciar na Janela Manuelina na Praça Sá da Bandeira – Lenda D. Pedro I, ‘o Justiceiro’ e os assassinos de Inês de Castro, passagem pelo Núcleo Museológico do Tempo – Lenda da Torre das Cabaças, Igreja de Sta. Maria de Alcáçova – Excerto Capítulo XXVIII de Viagens na Minha Terra |Chafariz d’El Rei – Episódio da Tragédia da Rua da Amargura, Igreja do Milagre – Lenda do Santíssimo Milagre, Igreja do Hospital (Nossa Senhora de Jesus do Sítio) – Episódio de Pedro Escuro, para públicos escolares.

Entre as 15h00 e as 19h00 há Animação de rua pelas ruas da Cidade.

A partir das 21h30 tem lugar a Palestra – Convid’Arte, proferida por Susana Gonçalves (doutora em História da Arte) e Jorge Estrela (pintor e Mestre em História da Arte) sobre a pintura ‘A Sonata’, de Gaspare Traversi, na Casa-Museu Braamcamp Freire.

Às 22h15, a Casa-Museu Braamcamp Freire acolhe um espetáculo de dança – Recriação da pintura “A Sonata”, de Gaspare Traversi, interpretada pela Seção de Dança do Círculo Cultural Scalabitano, dirigido pela professora e coreógrafa Encarnação Noronha.

A partir das 23h00, a música prossegue na Casa-Museu Braamcamp Freire com um Concerto íntimo com Pedro Salvador.

Pedro Salvador é songwriter e compositor. Natural de Santarém, reside em Lisboa desde 2010. Dos seus projetos destacam-se o Nó, em que assume a voz principal e a 2a guitarra, e a colaboração como compositor e cocriador das peças da coreógrafa Madalena Victorino.

Inicia o seu projeto em 2006 com a apresentação do cd-demo “The End of Silence”, composto por canções em que a voz e a guitarra são pautadas por atmosferas de melancolia, nostalgia e da vida bucólica.

Nos anos seguintes, os “pedais”, “processadores” e “loopstations” tomaram conta da guitarra acústica e lançaram as canções para sonoridades mescladas de rock n´roll, blues, folk, electrónica e soundscapes pigmentados de noise e avant-garde.

“Em concerto, as canções são o catálogo de álbuns que virão, em que a guitarra se apresenta na sua forma mais despida como imergida nos efeitos e loops, encontrando-se com a palavra cantada e para que numa certa intimidade se fale do que é visível e invisível.”

As iniciativas prosseguem no dia 27, às 10h00 com visita guiada – Histórias na Cidade, no Centro Histórico.

Das 15h00 às 19h00 há animação de rua em várias artérias da cidade de Santarém.

À mesma hora há dança na Rua Capelo Ivens com MADLIFE CREW.

Pelas 17h00 tem lugar uma recriação da Romaria das Festas de Santa Iria, em Honra de Nossa Senhora da Saúde, pelas ruas do Centro Histórico de Santarém, com o seguinte percurso: Largo da Piedade, Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), Rua Capelo Ivens, Canto da Cruz, Rua 1º de Dezembro, Largo de Marvila, Praça Visconde Serra do Pilar, Rua Serpa Pinto, Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), Rua Cidade da Covilhã, Jardim da Liberdade, Av. António dos Santos e Rua Vasco da Gama.

À mesma hora tem lugar uma visita guiada – NO TEMPO DO FORAL, à Vila de Pernes.

Pelas 18h30 tem lugar a Palestra – ALMADA NEGREIROS E O RIBATEJO, na Casa-Museu Passos Canavarro

Às19h00 é inaugurada a Exposição – FESTAS DE SANTA IRIA, no W Shopping.

A Praça Visconde Serra do Pilar acolhe, a partir das 21h30, VÍDEOARTE – Arte e Cultura a Céu Aberto.

À mesma hora a Casa do Campino recebe Artes Circenses e Malabarismo de fogo, a que se seguem, a partir das 22h00, exposição de artesanato, Vídeoarte, concertos com as bandas INKILINA, SAZABRA e VULTURE e atuação dos Djs: HUMA-NOYD, HUGO PEDROSA e ANIMAL PRINTS, no Palco Juventude.

No domingo, dia 28, das 9h00 às 21h00, há Mostra de Artesanato na Praça Sá da Bandeira.

Das 13h00 às 19h00 há MASTERCLASSES, no Jardim da República e Palácio Landal: artes circenses com PAULO WARDOG, artes plásticas com MASSIMO ESPOSITO e dança pelo JARDIM DE TANGO.

Entre as 15h00 e as 19h00, o Jardim da República acolhe atividades infanto-juvenis.

Às 15h00 volta a ter uma visita guiada – Histórias na Cidade, pelo Centro histórico e às 16h00 há Peddy Paper – À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO, pelo Centro Histórico.

Às 18h00 há Música no Museu, na Casa-Museu Braamcamp Freire.

Estas iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a Escola Superior de Educação de Santarém, a União de freguesias da Cidade de Santarém, a Junta de Freguesia de Pernes, a União de freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira, a Fundação Passos Canavarro, a Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém, o Círculo Cultural Scalabitano, o Conservatório de Música de Santarém, a Comissão de Festas da Ribeira de Santarém, população da Ribeira de Santarém, o Centro de Cultura e Desporto O Alvitejo, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, a Sociedade Recreativa Operária, O Espaço C, o Cineclube de Santarém, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, o El Galego e o W Shopping.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolvem cerca de 50 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.