O Clube de Natação de Rio Maior deslocou-se, no passado fim de semana, dias 27 e 28 de maio, à Marina da Amieira (Portel – Baixo Alentejo), com cinco nadadores – Mafalda Rosa, Beatriz Carvalho (Juvenis), Beatriz Dias e Tiago Campos (Juniores) e Telmo Pena (Master) – que, acompanhados pelo técnico Nuno Ricardo, representaram o clube riomaiorense no Campeonato Nacional de Águas Abertas.

No sábado, na prova de 10KM, entraram em acção os dois nadadores juniores, para quem as longas distâncias não são novidade, Tiago Campos e Beatriz Dias. Tiago Campos fez uma prova extraordinária, sagrando-se Campeão Nacional Júnior nesta distância. No entanto, o seu resultado é absolutamente notável, uma vez que conseguiu o 2º lugar absoluto (apesar de não ter havido pódio), vencido unicamente pelo tricampeão nacional Rafael Gil (Benfica). Desta forma, o nadador terá assegurado a sua participação no Campeonato Europeu de Juniores de Águas Abertas e arrisca-se a ser convocado para os Mundiais absolutos na Hungria. Beatriz Dias subiu ao pódio feminino e sagrou-se Vice-Campeã Nacional Júnior de 10Km, atrás da nadadora da União Piedense, Eva Carvalho.

No domingo, quatro nadadores em prova: Mafalda Rosa, Beatriz Carvalho e Tiago Campos na prova de 5Km e Telmo Pena no 1,5 Km. Na prova de 5Km, com pódios para Juvenis e Absolutos, o destaque vai para a nadadora Mafalda Rosa que, nesta sua primeira experiência num Nacional subiu ao pódio em 1º lugar, sagrando-se Campeã Nacional Juvenil e ficando muito próxima do pódio absoluto, ao alcançar o 4º lugar da geral feminina. Já Beatriz Carvalho, para quem esta também foi a primeira experiência num Campeonato Nacional, realizou uma excelente prova, alcançando o 5º lugar no seu escalão. Tiago Campos participou também na prova de 5Km tendo alcançado o 2º lugar júnior (não subiu ao pódio porque só houve pódio absoluto) e 5º absoluto. Na prova de 1,5Km para Masters, Telmo Pena alcançou o 12º lugar no seu escalão.