A programação das comemorações do 43º aniversário do “25 de Abril” em Coruche engloba diversas actividades dirigidas a todos os públicos, com maior enfoque entre os dias 21 e 25 de Abril.

Exposições, concertos, debates, actividades desportivas, tertúlias, visitas guiadas, são algumas das áreas trabalhadas sempre com o intuito de assinalar este aniversário e os valores democráticos a ele associados. As juntas de freguesia do concelho contam também programação própria para assinalar estas comemorações, passando por diversas actividades de âmbito cultural e desportivo.

Este ano o destaque vai para a inauguração da exposição sobre “A Democracia”, da responsabilidade da creche e jardim de infância da Quinta do Lago no dia 21 de Abril, pelas 10h30 no átrio das Piscinas Municipais. Cerca de 60 alunos elaboraram trabalhos com esta temática com o intuito de sensibilizar os mais novos para os valores democráticos.

O dia 22 (sábado) foi o dia escolhido para a inauguração da exposição municipal comemorativa do 43.º Aniversário da Revolução de Abril – sob o tema “Terra de Gente, Terra de Liberdade” – A exposição abordará estes dois focos principais: Do 25 de Abril às Primeiras Eleições Democráticas Locais (1974-1976) – Da Criação das Freguesias (1984) à Consolidação do Poder Local -(1986) . A abertura oficial está prevista para as 15h30 na Galeria do Mercado Municipal de Coruche e a mesma manter-se-à até ao próximo dia 20 de maio.

Ainda a 22 de Abril, pelas 16h00 e no espaço contíguo à galeria do Mercado lança-se o tema “Estórias da História «Gentes de Liberdade: Abril e o Poder Local Democrático”, num debate sustentado por intervenientes de relevo: Francelina Chambel (Presidente de Câmara do Sardoal, eleita em 1976), Arménio Marques Gil (Presidente de Junta de Freguesia de Couço, eleito em 1976), Augusto Henriques Azevedo (Presidente de Junta de Freguesia da Lamarosa, eleito em 1976), Francisco Silvestre Oliveira (Presidente da Câmara Municipal de Coruche) e Teresa Lopes Moreira (Investigadora e Administradora do Correio do Ribatejo) será responsável pela moderação. Um conversa a não perder!

Para a noite deste dia, pelas 21h30, está reservado um concerto musical intitulado “Abril na nossa voz” com a participação de: Grupo Coral “Os Cantares da Coruja” da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural do Concelho de Coruche conduzido por Rita Almeida, Coro da Associação de Apoio ao Doente Oncológico “Encostatamim”, conduzido por Joaquim Nunes, Coro da Associação Sénior de Coruche – ASSECOR, conduzido por Laura Macedo. Para interpretar músicas de intervenção de Abril e dos nossos tempos, marcam presença neste encontro de artistas, Laura Macedo (voz); Marcelo Silva (guitarra eléctrica); Rafael Morgado (Contrabaixo) e ainda David Carrapo e a Banda DURALEX.

No dia 24 de Abril, espera-se um grande concerto com Carlos Mendes, que apresenta “A Festa da Vida” – 50 anos de carreira. Irá decorrer no Pátio do Museu Municipal, tal como manda a tradição, pelas 22h30. Carlos Mendes, autor, compositor e cantor de temas intemporais como Festa da Vida, Amélia dos Olhos Doces, Ruas de Lisboa, Alcácer que vier, ou Meu Menino Povo, tem um total de 20 discos gravados, somando duas vitórias no Festival da Canção, em 1968 com ‘Verão’ e em 1972 com ‘A Festa da Vida’. Irá apresentar-se a solo, ao piano. A noite termina com o muito esperado Fogo de Artifício junto ao Rio Sorraia (Avenida Luís de Camões), seguida de um beberete convívio no pátio do museu.

O dia 25 de Abril, tem nas suas comemorações oficiais, encontro marcado na Praça da Liberdade. Às 10h00 terá lugar a cerimónia de Içar da Bandeira, seguida das Intervenções da Sessão Solene evocativa do 43º aniversário do “25 Abril” por parte do Presidente da Assembleia Municipal de Coruche, José Coelho e Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Silvestre Oliveira.

Neste momento serão condecorados oficialmente os primeiros eleitos locais – Câmara Municipal de Coruche e Juntas de Freguesia. O momento seguinte e fazendo jus à tradição é de cumprimentos a toda a mostra associativa presente nesta sessão. O programa da manhã incluí ainda a apresentação da nova Biblioteca Móvel e a Inauguração da obra de Requalificação da zona envolvente às Piscinas Municipais, que incluí um equipamento de Mini-Golfe, e pelas 12h30, a Inauguração da obra de Requalificação da envolvente do Centro Social de Cultura e Desporto de Montinhos dos Pegos.