O concerto Século XXI, que terá lugar no próximo domingo, dia 30 de Julho, pelas 19h00, na Igreja Catedral, encerrará o 3.º Ciclo de Órgão de Santarém, uma programação que resulta da parceria Câmara Municipal, Diocese e Santa Casa da Misericórdia para a gestão dos Órgãos Históricos da cidade.

O concerto está a cargo do Ensemble Lusiovoce, com Sérgio Silva no órgão e Clara Alcobia Coelho na direcção.

O Ensemble Lusiovoce é composto por:

Ariana Russo, Mariana Moldão, Raquel Pedra, Susana Duarte, Tânia Viegas, Verónica Silva – sopranos

Fátima Nunes, Joana Nascimento, Marta Queiroz, Michelle Rollin Rodrigues – altos

Frederico Projecto, Pedro Rollin Rodrigues – tenores

André Baleiro, Manuel Rebelo – baixos

 

Um dos destaques do programa deste concerto será a estreia absoluta de Quatro Antífonas Marianas de João Vaz, para coro e órgão, encomenda feita pela parceria ÓHS ao organista compositor a propósito do mote do Ciclo, “o canto gregoriano e o órgão em Portugal”, e da opção de fundo da direcção artística desta programação de produzir novo repertório para o presente e o futuro.

Órgão histórico da Ig. Catedral de Santarém:

Construído em 1835 pela firma James Chapman Bishop, construtor da família real inglesa, terá vindo para Santarém no último quartel do século XIX. Provavelmente o mais antigo órgão inglês em Portugal continental, dispõe dois teclados – Great e Swell – e pedaleira pull down. Foi restaurado em 2008 pela firma Nuno Rigau Orgelbau, sediada na Alemanha. A titularidade deste órgão é assumida, na actualidade, pelo organista David Paccetti Correia.

Recitais Comentados até Outubro

Terminado o Ciclo de Órgão, prolonga-se até Outubro a série de Recitais Comentados 2017, a um ritmo de um por mês. O próximo Recital acontece a 6 de Agosto, domingo, às 17h30, na Igreja de Marvila, com o organista David Paccetti Correia.

Depois, a 17 de Setembro, às 17h30, há recital com Marco Brescia na Igreja da Misericórdia. Finalmente, a 15 de Outubro, às 17h30, na Igreja da Piedade, o encerramento dos Recitais Comentados 2017 com Radoslaw Marzec.

ohs grupo

Download PDF