O Jornal Correio do Ribatejo associa-se hoje à iniciativa Xmas in.Downtown, abrindo as portas da sua sede, na Rua Serpa Pinto, em Santarém, até às 23h00, à semelhança de outras lojas do Centro Histórico aderentes a este projecto. Na cidade, há animação de rua, complementada pelo Xmas Street Food, que traz para a rua carrinhas de alimentação rápida, com iguarias não só da região como de outras partes do mundo.

Na sede do Jornal, está patente a exposição itinerante que assinalou a passagem do 125.º Aniversário do Correio do Ribatejo e que passou por toda a região. Serão anfitriões da iniciativa o director do Jornal, João Paulo Narciso e a administradora, Teresa Lopes Moreira que guiarão os visitantes através das memórias vivas desta publicação centenária.

 

O evento insere-se na 1ª edição do Reino do Natal, que se prolonga até a 6 de Janeiro de 2018, no Centro Histórico. A autarquia Scalabitana, em parceria com a ACES – Associação Comercial e Empresarial de Santarém, Viver Santarém, Águas de Santarém, e as associações locais, tais como, o CCS – Círculo Cultural Scalabitano, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém – Tuna da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém, a Associação Aqui Há Gato, desenvolveu um conjunto de iniciativas que pretendem trazer a Santarém, não só os munícipes como todos quantos nos queiram visitar.

Iluminações de Natal, a chegada do Pai Natal, animação de rua, Concertos de Natal, com as bandas do Concelho, pelo Conservatório de Música de Santarém e pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano, um Mercadinho do Reino, a partir de dia 14 de Novembro, com venda de artigos natalícios, Mercado Solidário, a partir de 16 de Dezembro, com artigos natalícios, a cargo das IPSS do Concelho: APPACDM, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, CLDS 3G – ADSCS – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, CCD Santarém, A Farpa, Centro de Dia da Moçarria, Santa Casa da Misericórdia de Pernes, CNE-Agrupamento 52, carrinhas com venda de Comida de Rua – Christmas Street Food, a partir de dia 14 de Dezembro, desfile de Pais Natal Motards, exposição do maior presépio tradicional do Ribatejo, de Eurico Ribeiro, com cerca de 400 peças, na Sede do ACES – Associação Comercial e Empresarial de Santarém, no Palácio Landal, animação infantil, pinturas faciais, jogos tradicionais, são algumas das iniciativas programadas.