O Correio do Ribatejo inaugura hoje, quinta-feira, pelas 17h00, no átrio do edifício da Câmara Municipal de Alpiarça, a exposição itinerante que assinala a passagem do 125.º Aniversário deste Jornal.

Na cerimónia marcarão presença o presidente da Câmara de Alpiarça, em representação do Município e a Direcção do Correio do Ribatejo.

O propósito desta exposição é o de dar maior visibilidade ao Jornal, recuperando, de certa forma, o seu estatuto de publicação regional de referência em todos os concelhos do distrito de Santarém.

“Este projecto tem um grande mérito que é o facto de, ao logo de 125 anos nunca ter falhado uma semana na sua publicação e de ter tido, por força do seu critério editorial ao longo dos tempos (e que se tem mantido), de estar sempre presente nos momentos mais importantes de cada terra”, salienta Ludgero Mendes, Administrador deste Jornal.

“O nosso projecto é formar e informar, indo ao encontro das expectativas dos nossos leitores e servir a região e as suas forças vivas”, concluiu Ludgero Mendes.

O Correio do Ribatejo, fundado em 1891 por João Arruda, assinala em Abril 126 anos: atravessou três séculos de história mas, hoje, continua “apaixonado pela sua terra”, acrescenta João Paulo Narciso, director da publicação.

A itinerância desta mostra iniciou-se em Alcanena tendo percorrido, de seguida, os concelhos de Ferreira do Zêzere, Ourém, Abrantes, Sardoal, Mação, Constância, Rio Maior, Cartaxo, Entroncamento, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos, Tomar e Almeirim.

A exposição é composta por cinco rollup’s, painéis que retratam edições antigas deste Jornal, alguns deles ainda do tempo do ‘Correio da Extremadura’, e alguns objectos pertencentes ao seu espólio que revelam momentos fulcrais da história da publicação, que se cruza, de forma indelével, com a história da região.

Em Abril, mês de mais um aniversário do Correio do Ribatejo, o Círculo Cultural Scalabitano (CCS) associa-se à entrada do nosso Jornal no seu 126.º Ano de publicação, com a montagem pelo Veto-Teatro Oficina e participações do Coro e Ballet do CCS, de um espectáculo de Teatro Documental que abordará a história deste Jornal.

O espectáculo terá duas sessões, dias 8 e 9 de Abril de 2017, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

Ainda no âmbito do aniversário da mais antiga publicação periódica do distrito de Santarém, e uma das mais antigas do País, está marcada para dia 25 de Março, pelas 16h00, na sede deste Jornal, a tertúlia ‘Arte e o Correio do Ribatejo’ em que seis artistas plásticos – Carlos Amado, Fernanda Narciso, Mário Rodrigues, Mário Tropa, Paula Sousa Cardoso e Tiago Jordão – irão mostrar a tela que pintaram sobre os 125 Anos do Correio do Ribatejo.