Numa parceria com o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, a NERSANT vai realizar na região de Santarém, o curso de Especialização EWF para Coordenação de Soldadura para a EN 1090 Nível Standard (WC-S) e Ní­vel Básico (WC-B), que permite o acesso ao Diploma Europeu de Coordenação de Soldadura para a Classe de Execução 2.

 

A formação arranca hoje, na Startup Santarém, devendo realizar-se duas a três vezes por semana, em horário laboral. Esta parceria firmada entre a NERSANT e o ISQ vai, desta forma, trazer pela primeira vez à região este curso de especialização, que de resto apenas se realizou em Lisboa e Porto.

Este curso é destinado a profissionais da área de metalomecânica que fabricam estruturas metálicas em aço, e que não têm evidências formais de qualificações profissionais que cumpram o que está definido na norma EN 1090-2 para a Classe de Execução EXC 2 em termos de Coordenadores de Soldadura. No final da formação, os formandos estarão aptos a assumir funções de quadros técnicos especializados nas áreas de coordenação e acompanhamento do processo de fabricação soldada, bem como a especificar e preparar os planos de inspecção e ensaio, e as qualificações de procedimentos de soldadura e de soldador. A formação permite ainda a habilitação para acções de controlo da implementação do plano de produção, da subcontratação, dos registos de qualidade e para a implementação das boas regras de fabrico que permitem maximizar a produtividade e minimizar as reparações.

Todas as informações respeitantes ao curso foram facultadas em sessão de esclarecimento realizada em Santarém pelo próprio ISQ, que deu a conhecer a formação e o método de avaliação da mesma. A acção vai agora avançar em Santarém com a participação de 11 empresas.