frei gil deocesanoNo âmbito das Comemorações dos 750 anos da morte de S. Frei Gil de Santarém, o Museu Diocesano de Santarém organiza, de 23 a 25 de Outubro, diversas actividades que visam dar a conhecer esta importante figura de Santarém, para muitos desconhecida, e, ao mesmo tempo, evocar o tempo dos conventos e mosteiros que compunham a urbe scalabatina.

O evento inicia às 15h00, do próximo dia 23 de Outubro, onde cerca de 250 crianças do 1º Ciclo vão participar no desfile denominado “Os Religiosos Doceiros”, trajadas de freiras e frades das diversas ordens religiosas que existiam em Santarém, reproduzindo o modo vivendis dos conventos e mosteiros. O desfile vai percorrer as ruas do centro histórico, começando e terminando na Praça Sá da Bandeira e passando pela Rua Serpa Pinto, Rua 1º de Dezembro e Rua Capelo Ivens. No final do desfile, as pessoas são convidadas a provar um doce que as crianças participantes do desfile vão confeccionar.

Nos dias 24 e 25 de Outubro, o Refeitório Jesuíta e o Pátio da Cisterna, que integram o espaço do Museu Diocesano, recebem uma mostra de doces conventuais do Mosteiro do Santíssimo Sacramento – Clarissas do Louriçal, do Mosteiro da Imaculada Conceição – Clarissas de Santarém, do Mosteiro de Singeverga – Beneditinos de Singeverga, Arrepiados de Almoster e Celestes de Santarém, Pastéis de Santo António (Pernes), Pastéis de Tentúgal, Ovos Moles de Aveiro e Doçaria Conventual de Portalegre, com entrada livre.

No dia 24 de Outubro, a abertura está marcada para as 11h00, sendo que às 16h00 actua o grupo “Tocata Cavaquinhos”, da UITS e, às 21h00, o Conservatório de Música de Santarém. No domingo, dia 25 de Outubro, a abertura é às 10h00, estando marcado para as 15h00 um show cooking no Refeitório Jesuíta pelo Chef internacional e nacional António Alexandre, participante no Chef’s Academy. A animação deste dia está cargo do “Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa”, a partir das 17h00.

Estas comemorações, que se inserem na programação cultural do Museu Diocesano de Santarém, contam com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, da Fundação Manuel Leão, da Confraria de Gastronomia do Ribatejo, da Garval, do W Shopping e da Friferro.

Download PDF