gnr 27-10-15No dia 26 de Outubro de 2015, pelas 17H00 foram detidos em flagrante delito dois indivíduos de sexo masculino, naturais de São Tomé e Príncipe de 28 e 38 anos, residentes nos concelhos da Amadora e Queluz, por suspeita de Burla com “Euros Negros”, na localidade de Freixianda concelho de Ourém.

 

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Tomar, recebeu uma denúncia a informar uma tentativa de negócio (compra de pesado de mercadorias) com pagamento através de “dinheiro negro”. Os então detidos deslocaram-se a uma empresa e mostraram interesse em comprar o veículo, tendo marcado um ponto de encontro em Freixianda – Ourém, dizendo que iriam pagar com “dinheiro negro”, dizendo à então vítima, que seria uma forma rentável e que iria receber mais do que o solicitado.

A Burla de “Euros Negros” caracteriza-se por um pagamento com um tipo de papel, alegadamente dinheiro e que através de uma suposta reacção de químicos e água o papel transforma-se, segundo os burlões, em dinheiro utilizável, garantindo ainda que o valor do mesmo excede o valor pretendido pelas vítimas.

Os detidos foram notificados a comparecer no Tribunal da Comarca de Santarém, Instância Local de Ourém, no dia 27 de outubro. Os indivíduos, julgados em processo sumário, foram condenados e penas de multa e a trabalho comunitário nas Freguesias das respetivas áreas de residência.