Tomar vai receber de 9 a 18 de Junho um espectáculo multimédia inédito na cidade, intitulado Flux Tomar – Rota da Luz e que alia o video mapping e pinturas de luz à sua riqueza patrimonial.

Trata-se de um percurso imersivo multimédia, que permite ao visitante deambular pela cidade, experienciando e vivenciando o seu património realçado pelas criações artísticas de luz e vídeo proporcionadas pelo atelier OCubo, entidade criadora e produtora do espectáculo, cuja organização é da responsabilidade do Município de Tomar.

A iniciativa decorrerá todos os dias, de 9 a 18 de Junho, entre as 21h30 e as 24 horas, em quatro locais: igreja de Santa Maria do Olival, Complexo Cultural da Levada, Praça da República e Convento de Cristo.

Na igreja de Santa Maria do Olival, as pinturas feitas pelo público em tempo real serão ajustadas à arquitectura do edifício. O público é convidado a “pintar” o edifício através de cores, símbolos ou padrões. Estes padrões são recolhidos e recortados, tendo como temática os Templários.

No Complexo Cultural da Levada, a projecção de vídeo mapping será feita sobre o Moinho da Ordem, onde mecanismos animados contam a história do passado daquele complexo industrial e proto-industrial. O público verá o espectáculo a partir da Ponte Nova.

Na Praça da República será feita a apresentação do trabalho desenvolvido nos workshops do projecto educativo, prevendo-se que a criatividade e o desempenho de cada participante influencie o resultado final e surpreenda toda a audiência.

Finalmente, o cenário majestoso do Convento de Cristo será o espaço ideal para uma animação de grande espectacularidade audiovisual com base neste tesouro patrimonial.

Devido às características do evento, para além de alguns condicionamentos de trânsito, vai ser necessário desligar toda a iluminação pública nas imediações da igreja de Santa Maria, da Ponte Nova e da Praça da República, entre os dias 6 e 18 de Junho das 21 às 24 horas. Após o final do evento, à meia-noite, a iluminação destes locais será garantida através de projectores colocados para o efeito. Para além disso, haverá uma equipa de segurança com elementos em todos os locais.

Tomar-Flux-Thomar-Folheto