O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação já divulgou a lista das empresas a quem atribuiu o estatuto PME Excelência 2016. Ao todo foram 1.786 empresas portuguesas distinguidas com este selo de reputação, mais 277 que as premiadas em 2015. O distrito de Santarém tem 71 PME Excelência, com destaque para os concelhos de Ourém, Santarém, Abrantes e Coruche.

Na região de Santarém, há 71 empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2016, sendo o concelho de Ourém o que mais se destaca no âmbito destas distinções. Este concelho foi o que mais estatutos PME Excelência recebeu, com 15 empresas a acolher esta distinção. Segue-se o concelho de Santarém, com a atribuição de 9 estatutos PME Excelência, e Abrantes e Coruche, com 6 empresas cada concelho a receber este estatuto.

Salvaterra de Magos e Torres Novas têm 5 empresas PME Excelência cada concelho, seguindo-se Benavente, que tem agora 4 empresas com o estatuto de PME Excelência. Aos concelhos do Cartaxo e Ferreira do Zêzere a distinção foi atribuída a 3 empresas em cada território. Os concelhos de Almeirim, Chamusca, Entroncamento, Rio Maior, Tomar e Vila Nova da Barquinha têm duas empresas distinguidas em cada um, sendo que Alcanena, Constância e Mação, têm apenas uma empresa PME Excelência em cada um dos concelhos. Os concelhos de Alpiarça, Golegã e Sardoal não têm qualquer empresa com o estatuto PME Excelência 2016.

Quanto ao ranking por distrito, Santarém encontra-se a meio da tabela. São distritos campeões no que à atribuição de estatutos PME Excelência diz respeito, o Porto (373), Lisboa (330), Aveiro (220), Braga (198), Leiria (161), Faro (101), Santarém e Setúbal (empatados com 71 empresas por distrito), Viseu e Coimbra (empatados com 57 empresas por distrito), Viana do Castelo (33), Castelo Branco (19), Beja (13), Évora (10), Bragança e Vila Real (empatados com 8 empresas por distrito) e, por último, Portalegre (4).

PME Excelência é uma marca registada do IAPMEI

O estatuto PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo), em parceria com 11 bancos a operar em Portugal: Banco BIC, Banco BPI, Banco Popular, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores e Santander Totta.

Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas distinguidas relacionarem-se com a sua envolvente – fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais – numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um factor de diferenciação e um garante da solidez e idoneidade das empresas.

Estas empresas são seleccionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, a partir do universo das PME Líder, e o estatuto das “melhores das melhores” tem como objectivo conferir notoriedade às PME, num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia. O estatuto PME Excelência tem a validade de um ano. Em 2016, foram atribuídos mais 277 estatutos PME Excelência do que em 2015.

Download PDF