mineirosAspecto exterior da sede da EICEL1920. Fotografia por João Verde da Costa, 25 de Setembro de 2015

 

A EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, inaugurou, no passado dia 25 de Setembro, a exposição de fotografia “Mineiros de Rio Maior, integrada no programa nacional das Jornadas Europeias do Património 2015, que este ano tiveram como tema o “Património Industrial e Técnico”.

A exposição apresentada ao público é o resultado das reportagens fotográficas realizadas durante o ano de 2014, pelo fotógrafo Fernando Penim Redondo, no âmbito de registo da história oral da antiga Comunidade Mineira de Rio Maior, coordenado pelo Presidente da Direcção, arquitecto Nuno Rocha, que a EICEL1920 tem vindo a desenvolver com os membros da Comissão de antigos funcionários da EICEL, constituída no seio desta associação.

A inauguração contou com a presença do fotógrafo Fernando Penim Redondo, da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Dra. Ana Figueiredo, também ela neta de um antigo funcionário da EICEL, e da Presidente da Fundação António Quadros, Dra. Mafalda Ferro.Em representação dos órgãos directivos da EICEL1920 estiveram presentes António Moreira, João Bogalho, Manuela Fialho, José Neves, João Verde da Costa, Marcelino Machado e Paulo Santos. A sessão contou com a participação de cerca de meia centena de riomaiorenses, antigos mineiros e familiares.

Ainda no âmbito desta sessão, teve lugar a atribuição do título de associado honorário da EICEL1920 ao professor António Machado Feliciano Júnior, recentemente aprovada sob proposta do Presidente da Direcção, e que foi apresentada pelo arquitecto João Bogalho. António Feliciano Júnior agradeceu, emocionado, a atribuição do título e as palavras que lhe foram dirigidas.

A exposição “Mineiros de Rio Maior”, que esteve aberta ao público no decurso das Jornadas Europeias do Património 2015, permanecerá visitável por todos os interessados, mediante marcação prévia através dos números de telefone: 963 644 345 e 243 997 479.

Download PDF