No dia 6 de Novembro, no auditório da Escola Profissional Gustave Eiffel, realizou-se um workshop sobre a chamada transição energética, que se centra na eficiência energética e no recurso às energias renováveis como os principais pilares de uma política energética mais sustentável e promotora do processo de descarbonização da economia.

A sessão de abertura contou com a presença de Jorge Faria, Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Dirk Antkowiak, Vice-presidente do município alemão de Friedberg, Janna Sonntag, representante da embaixada alemã em Lisboa e Andrea António, Sub-Directora da Escola Profissional Gustave Eiffel – Pólo do Entroncamento.

O período da manhã foi dedicado à apresentação das linhas de acção dos municípios do Entroncamento e de Friedberg, para redução da pegada ecológica das suas cidades. O Município do Entroncamento apresentou algumas das estratégias que está a implementar, nomeadamente, na promoção da eficiência energética, como substituição da actual rede de iluminação pública por luminárias com tecnologia LED, a criação de uma rede de ciclovias para mobilidade suave, a aposta na produção de energia foto-voltaica nos edifícios públicos, a criação de postos de carregamento para viaturas eléctricas e o investimento já efectuado na substituição do parque de viaturas e equipamentos de limpeza urbana por viaturas e equipamentos eléctricos.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer a viatura eléctrica desenvolvida pela VEECO, empresa sediada no Entroncamento, e de participar numa visita às instalações da SIMEF, para conhecer os projectos de recuperação de equipamentos ferroviários que a empresa está a desenvolver.

O encerramento dos trabalhos esteve a cargo de Jorge Faria, Dirk Antkowiak e do Deputado à Assembleia da República, Hugo Costa.