A Escola Superior de Desporto de Rio Maior comemorou na segunda-feira, dia 5, o seu 19º Aniversário com uma Cerimónia Comemorativa que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais entre os muitos convidados para o assinalar da data.

Para além da Sessão Solene, com intervenções do director da Escola, João Moutão, da presidente da Associação de Estudantes, Diana Silva, do presidente da Assembleia de Escola, Luis Gonzaga, da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais e presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Jorge Justino, a tarde foi preenchida com a conferência “Da crescente profissionalização no desporto à (des)necessidade de regulação profissional”, por Alexandre Mestre, a assinatura do Protocolo “Diabetes em Movimento” Rio Maior, a assinatura do compromisso “Residência de Estudantes” entre a Câmara Municipal de Rio Maior e o IPSantarém, a entrega de prémios de 10 e 15 anos ao serviço da ESDRM a docentes e não docentes, prémios aos melhores alunos, do prémio “José Pedro Inês Canadas” à aluna Inês Peixoto e da homenagem ao Professor João Paulo Costa.

Para Jorge Justino, presidente do IPSantarém, este estabelecimento de ensino “continua a ser uma das melhores na área do desporto”.

“Neste XIX aniversário, é importante reconhecer o mérito desta instituição na formação, investigação e desenvolvimento, internacionalização, mobilidade da sua comunidade académica, cultura e desporto e na empregabilidade dos seus diplomados”, afirmou o responsável.

Na sua intervenção, o responsável do IPSantarém destacou ainda a criação de uma Residência de Estudantes, que resulta da recuperação de um edifício antigo disponibilizado pela Câmara Municipal de Rio Maior.

“Inicia-se um projecto justo e legítimo que beneficiará os estudantes desta Escola”, disse Jorge Justino, que destacou um dos principais objectivos da sua presidência: o incentivo aos estudantes na participação nos campeonatos desportivos universitários.

“Neste domínio, os estudantes desta escola têm tido uma acção relevante. Recentemente, nos campeonatos de natação, ganharam duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze”, elencou.

O dia de comemoração terminou com a cerimónia de atribuição do nome do auditório da ESDRM ao antigo presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Silvino Sequeira.

A animar o início e final da cerimónia estiveram, como é já tradição, as tunas da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Sal&Tuna e Bagatuna.