dsc_0316

O Jornal Correio do Ribatejo inaugurou hoje, quinta-feira, pelas 12h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São João Baptista – Entroncamento, a exposição evocativa dos seus 125 Anos que se encontra a percorrer o distrito de Santarém.

A inauguração contou com a presença do edil do Entroncamento, Jorge Faria, do presidente da Junta de São João Baptista, Rui Maurício, para além de outros responsáveis concelhios e aconteceu no feriado daquele Município.

dsc_0353

A exposição comemorativa do 125.º aniversário é composta por cinco rollup’s e aborda a história do Jornal desde a sua fundação até à actualidade. O primeiro rollup descreve o percurso do jornal entre 1891 e 1934, ano da morte do seu director João Arruda. O segundo rollup está balizado entre 1934 e 1945, ano em que o Jornal se passou a chamar Correio do Ribatejo. Durante este período, o semanário passou a ser dirigido pelo advogado Virgílio Arruda (1905-1989). O terceiro rollup retrata a vida do Jornal e da sua tipografia nas décadas de 50 e 60 do século XX. Os anos da democracia e a direcção do jornalista Bernardo Figueiredo Duarte (1928-2001), a partir de 1989, são descritos no quarto rollup. No quinto e último rollup, apresenta-se os desafios no futuro de um centenário Jornal em papel com ligações às novas aplicações informáticas.

dsc_0312

A mostra é ainda composta por painéis que retratam edições antigas deste Jornal, alguns deles ainda do tempo do ‘Correio da Extremadura’, e alguns objectos pertencentes ao seu espólio, sobretudo da sua tipografia, que revelam momentos fulcrais da história da publicação, que se cruza, de forma indelével, com a história da região.

dsc_0354

Também se encontra exposta alguma correspondência trocada com o Município do Entroncamento e algumas zincogravuras.

A exposição já percorreu os concelhos de Alcanena, Ferreira do Zêzere, Ourém, Abrantes, Sardoal, Mação, Constância, Rio Maior e Cartaxo. Estará patente ao público até dia 9 de Dezembro e rumará de seguida até à Chamusca, onde será inaugurada dia 10 de Dezembro, sábado, às 15h30, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Rui Gomes da Silva.

dsc_0394

Download PDF